DAAD disponibiliza bolsas para mestrado em economia em Berlim

HTW Berlin/DIvulgação

É possível se inscrever até 30 de setembro para concorrer a uma das bolsas para mestrado em economia em Berlim, na Alemanha. Este é mais um dos cursos do programa EPOS de bolsas do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) voltado para mestrados focados em Desenvolvimento Sustentável. Os selecionados irão cursar o Master in International and Development Economics na HTW Berlin com tudo pago.

>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

 

Sobre o curso na HTW Berlin e as bolsas do DAAD

O mestrado em economia em Berlim começa em abril de 2019 e tem duração de 18 meses. As aulas são em inglês, e portanto não é necessário falar alemão para se candidatar. O curso oferece aos alunos uma compreensão aprofundada sobre o contexto econômico e político internacional na qual estão integrados os países em desenvolvimento.

 

O DAAD oferece bolsas para cobrir os custos de vida de candidatos de países em desenvolvimento ou recém-industrializados. Os bolsistas também terão isenção de taxas de matrícula. Normalmente, as bolsas de mestrado do DAAD ainda seguro-saúde, auxílio mensal de 750 euros e ajuda de custo para as passagens aéreas.

>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha
 >>> Veja todas as bolsas para estudar na Alemanha

 

Requisitos das bolsas para mestrado em economia em Berlim

Os candidatos às bolsas para mestrado em economia em Berlim devem ter um diploma de graduação e ter cursado um determinado número de créditos na área de economia ou administração. Além disso, também é preciso possuir proficiência em inglês. O DAAD também exige que o interessado tenha no mínimo dois anos de experiência profissional na sua área depois de formado.

>>> Confira todos os editais de bolsas abertos

 

Como funciona a candidatura

Para se inscrever no curso, é preciso preencher o formulário de candidatura da HTW Berlin e enviar todos os documentos solicitados em inglês ou alemão via internet.

  • Carta de motivação (máx. 1 página);
  • Histórico acadêmico;
  • Documento que explique o sistema de avaliação da sua universidade;
  • Duas cartas de recomendação (de acordo com o modelo disponibilizado pela instituição de ensino);
  • Curriculum Vitae;
  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de proficiência em inglês;
  • Resumo de duas páginas sobre o seu trabalho de conclusão da graduação;
  • Formulário de candidatura do DAAD e comprovação de dois anos de experiência profissional.

As cartas de referência devem ser enviadas por email para mide@htw-berlin.de. Além disso, é preciso enviar cópias apostiladas do diploma e do histórico acadêmico por correio até 15 de outubro para:

HTW Berlin
MIDE Admissions
Treskowallee 8
10318
Berlin, Germany

Note que além de indicar no momento da inscrição que você deseja concorrer a uma das bolsas para mestrado em economia em Berlim, há um formulário de aplicação específico do DAAD (aqui) que você também precisa enviar durante o processo de candidatura .

O resultado da seleção das bolsas será divulgado em meados de novembro.

Leia o edital do programa
Saiba tudo sobre os requisitos
Inscreva-se para as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

 

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

 

>>> DAAD oferece bolsa para mestrado na Alemanha em Development Management
>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

 

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *