bolsas para mestrado em comunicação digital erasmus

DCLead: bolsas Erasmus para mestrado em comunicação digital na Europa

Lá vamos nós falar de mais um programa com bolsa Erasmus+: o mestrado em Liderança em Comunicação Digital (Master in Digital Communication Leadership – DCLead). Um curso bem legal oferecido em conjunto por instituições da Áustria, Dinamarca, Holanda e Bélgica. As inscrições para as bolsas para mestrado em comunicação digital vão até 6 de dezembro.

O curso aborda o vasto e recente campo da comunicação digital a partir de um ponto de vista interdisciplinar e internacional. Ele reúne discussões acadêmicas avançadas e compreensão de habilidades práticas. De acordo com a descrição do programa, o objetivo é promover uma reflexão social, ética e não tecno-determinista sobre a comunicação digital para formar futuros líderes na área.

>>>Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Como é o mestrado em comunicação DCLead?

O DCLead é um Joint Master Degree coordenado por quatro universidades:

O programa também funciona em colaboração com outras instituições de ensino e empresas parceiras. Os selecionados serão divididos em três especializações distintas:

  • Digital Communication, Policy and Innovation in Europe (POLINN) na Áustria e na Bélgica
  • Digital Technology and Management (TECMAN) na Áustria e na Dinamarca
  • Information and Communication Technology for Development (ICT4D), na Áustria e na Holanda

>>> Melhores bolsas de estudo para intercâmbio gratuito

As disciplinas são todas em inglês e o mestrado tem duração de dois anos. Ele começa com um simpósio de verão na Universidade de Salzburgo, onde os estudantes farão o 1º semestre. Já no 2º semestre, os alunos deverão escolher entre Bélgica, Holanda e Dinamarca, de acordo com os seus interesses acadêmicos.

Na 3ª etapa, os estudantes devem participar do simpósio anual em Salzburgo, apresentar um projeto de dissertação e concluir os estudos iniciados em uma das duas possibilidades do 2º semestre. O 4º semestre será dedicado à realização da dissertação, que deverá ser em co-orientada por dois acadêmicos de duas instituições diferentes.

> Veja todas as bolsas de mestrado do Erasmus na Europa

As bolsas Erasmus para mestrado em comunicação digital

O Erasmus+ disponibiliza cerca de 15 bolsas para mestrado em Comunicação Digital na Europa, o DCLead. Elas serão destinadas de acordo com o potencial acadêmico, o conhecimento de línguas estrangeiras, a motivação, as recomendações, a experiência profissional e o desempenho na entrevista.

As bolsas para mestrado em comunicação digital cobrem: valor total do curso, subsídio mensal de 1 mil euros (máx. 24 meses) e auxílio para instalação e despesas de viagem de 4 mil euros por ano.

Requisitos e candidatura ao DCLead Erasmus

Para se candidatar ao curso e às bolsas para mestrado em comunicação digital, é preciso ter graduação completa em uma instituição acadêmica reconhecida ou um mestrado. Para seguir a linha de Comunicação Digital, Política e Inovação, o candidato deve ter se formado na área da comunicação. Candidatos com graduação ou mestrado em direito, sociologia e letras podem se inscrever se tiverem experiência na área da comunicação digital.

Já para a linha de Tecnologia e Gestão Digital, é necessário ter faculdade ou mestrado em informática, TI ou Engenharia de Software ou ter experiência nessa área. Para a linha de Tecnologia da Comunicação e Informação para o desenvolvimento, podem se candidatar graduados em comunicação, ciências sociais, relacões internacionais e outros cursos.

A candidatura a uma das bolsas para mestrado em comunicação digital é realizada ao mesmo tempo que a inscrição no curso. Para isso, é preciso preencher o formulário e enviar em um único arquivo PDF de no máximo 50MB os seguintes documentos (em inglês ou devidamente traduzidos):

  • Currículo (modelo Europass);
  • Cópia do passaporte (de todas as páginas);
  • Cópia certificada do diploma universitário;
  • Cópia certificada do histórico escolar;
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS, TOEFL, CPE, CAE, FCE);
  • Carta de motivação (de acordo com modelo proposto no edital);
  • Duas ou três cartas de recomendação;
  • Nome e contato de três referências.

Os documentos serão analisados por um comitê e os selecionados para a segunda fase serão entrevistados por Skype. Os candidatos escolhidos terão que enviar os documentos impressos para completar a inscrição, de acordo com as instruções do site.

> Acesse nosso canal no Telegram e receba alertas de bolsa

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e ver dicas sobre os cursos inscrição e outros detalhes.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

informações sobre o mestrado
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

>>> Programa para pesquisar inovação no Jornalismo em Harvard

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

6 comentários em “DCLead: bolsas Erasmus para mestrado em comunicação digital na Europa”

  1. iven carla luis jaqueta

    optma oportunidade pra nos recem graduados mas como fazer pra poder ter essa bolsa d estudo. sou iven e to falando de africa( Moçambique). sou uma jovem formada em Rh na Universidade Pedagógica de Moçambique e gostaria d fazer parte desse mestrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais