bolsas para graduação na Itália politecnico de turim

Bolsas para graduação na Itália com prova de admissão em SP

bolsas para graduação na Itália

Se você quer fazer faculdade na Itália, esta pode ser a sua chance! Um programa do Instituto Politécnico de Turim, uma das principais universidades italianas, dará sete bolsas para graduação na Itália a estudantes brasileiros. Neste ano, os interessados poderão realizar a prova de admissão para a instituição no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo (SP), no dia 28 de outubro.

O TOPoliTO, como é chamado o projeto, está recebendo inscrições para os seguintes cursos de “Laurea” – equivalentes à graduação aqui no Brasil, conforme já explicamos aqui:

  • Engenharias (5 bolsas);
  • Design e Comunicação Visual (1 bolsa);
  • Planejamento Territorial, Urbano, Ambiental e Paisagístico (1 bolsa).

As bolsas para graduação na Itália serão de 8 mil euros/ano durante os três anos de curso. O total é, portanto, de 24 mil euros. Para manter a bolsa nos anos consecutivos ao primeiro, é necessário realizar 40 créditos até setembro de 2019 e 90 até setembro de 2020. O programa não inclui taxas de matrícula na universidade nem custos de viagem e acomodação.

>>> Confira outras bolsas para graduação no exterior
>>> Bolsas para estudar na Holanda recebem inscrições. OTS é oportunidade exclusiva para brasileiros
>>> Science Ambassador: bolsa para graduação nos EUA em ciências recebe inscrições

Como é a prova de admissão

O exame pode ser feito tanto por quem quer estudar com recursos próprios tanto por quem está interessado em uma das bolsas para graduação na Itália. Ele será realizado no dia 28 de outubro no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo (SP). A inscrição para a prova deve ser feita através do formulário no site e custa 50 euros.

Para os cursos de Engenharia existe a possibilidade de realizar a prova em italiano ou em inglês. Por outro lado, os cursos de Design e Planejamento são oferecidos exclusivamente em língua italiana e assim também as provas.

Após a inscrição, os candidatos terão acesso ao material didático para estudar para o exame. A prova é composta por 42 questões de quatro matérias que devem ser respondidas em 1h30min. Para aplicar para a graduação e realizar o exame, é preciso ter concluído o Ensino Médio e ter conhecimento de italiano (mínimo B1) ou, no caso das engenharias, também pode ser de inglês (mínimo 5.0 no IELTS).

Candidatura às bolsas para graduação na Itália

Para concorrer às bolsas para graduação na Itália, além de realizar a prova, é preciso obter uma pontuação igual ou superior a 60/100. Os interessados terão que apresentar uma solicitação de bolsa TOPoliTO manifestando interesse na página pessoal do formulário de candidatura, na sessão “Borse di ricerca e studio” até o dia 8 de novembro.

As bolsas são destinadas a estudantes que se matriculam pela primeira vez em um curso de graduação. O resultado da seleção será publicado no dia 16 de novembro no site da universidade.

Saiba tudo sobre o TOPoliTO
Veja informações sobre as bolsas
Acesse as informações sobre os requisitos para a graduação
Confira as instruções para preencher o formulário de candidatura
Inscreva-se

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ?

> >> Como faz para estudar na Itália? Tudo o que você precisa saber para estudar em uma universidade italiana
>>> Confira todos os editais abertos para estudar ou trabalhar fora do país
>>> Veja outras oportunidades para estudar na Itália

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais