Bolsas parciais para fazer graduação em Portugal recebem inscrições

Início » Bolsas de Estudo » Bolsas parciais para fazer graduação em Portugal recebem inscrições

Você tem notas ótimas no Enem e quer estudar fora? Então você pode se inscrever para bolsas para fazer graduação em Portugal. A universidade portuguesa de Aveiro oferece as bolsas de estudos parciais a participantes com melhor classificação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados estarão isentos da realização de provas de acesso e terão o direito de pagar as mesmas taxas que estudantes europeus pagam para estudar por lá.

Parece pouco? Mas no lugar de pagar entre 4 e 5,5 mil euros por semestre, os selecionados pagarão apenas cerca de 1 mil euros por ano. Não é a bolsa de estudos dos sonhos, mas já é uma bela ajuda para quem quer estudar por lá. O programa oferece 50 bolsas de incentivo em 53 cursos superiores de licenciatura e mestrado integrado (são cursos que conjugam a licenciatura e o mestrado, com duração de cinco anos) aos participantes que tenham obtido classificação igual ou superior a 650 pontos no ENEM . Para calcular a média, conforme o critério da instituição portuguesa, basta somar as notas das quatro provas objetivas e a nota da redação e dividir por cinco.

>>> Veja outras bolsas para estudar em Portugal
>>> Veja as bolsas de estudos para intercâmbio abertas no momento
>>> Com que idade se deve fazer intercâmbio?

Os interessados já podem fazer a pré-candidatura no site da universidade de Portugal. Para isso, é necessário preencher o formulário disponível na página da instituição na internet. Para concorrer a vagas na universidade portuguesa, os candidatos não podem ter nacionalidade de um estado-membro da União Europeia, nem residir há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em Portugal.

As áreas dos cursos disponíveis são as mais variadas: vão do turismo à física. Você pode consultar a lista dos cursos oferecidos pela Universidade de Aveiro no site deles.

 


Veja os cursos oferecidos pela universidade de Aveiro
Faça sua pré-candidatura para as bolsas para fazer graduação em Portugal
Veja o regulamento para fazer a candidatura 

>>> Veja outras bolsas para estudar em Portugal
>>> Veja as bolsas de estudos para intercâmbio abertas no momento
>>> Com que idade se deve fazer intercâmbio?

COMENTÁRIOS

  • Laís Cangussu

    Para fazer a inscrição é necessário ter feito o Enem em 2015, ou a prova dos anos anteriores também vale?