bolsa de mestrado na belgica ku leuven partiu intercambio

Bolsa de mestrado na Bélgica da KU Leuven recebe inscrições

Inscrições até 15/02/2024

Se você está atrás de uma bolsa de mestrado na Bélgica, até o dia 15 de fevereiro dá para se inscrever nas bolsas da Universidade Católica de Leuven, a KU Leuven. A universidade oferece as bolsas Science@Leuven para estudantes interessados em programas de mestrado na Bélgica.

Requisitos da bolsa de mestrado na Bélgica

Para concorrer às bolsas de mestrado na Bélgica da KU Leuven é necessário:

  • ter excelente desempenho acadêmico
  • ter concluído a graduação
  • não ter outro diploma de mestrado ou PhD
  • ter proficiência comprovada em inglês com TOEFL (94 internet-based) ou IELTS ( 7 no overall ).

>> 5 bolsas para estudar na Europa de graça (ou quase)

Quais programas de mestrado na Bélgica são elegíveis

As bolsas da KU Leuven deste ano são para os programas de mestrado em

  • Mestrado em Astronomia e Astrofísica
  • Mestrado em Biofísica, Bioquímica e Biotecnologia
  • Mestrado em Biologia
  • Mestrado em Química
  • Mestrado em Geografia
  • Mestrado Interuniversitário em Geologia
  • Mestrado em Matemática
  • Mestrado em Física
  • Mestrado em Estatística e Ciência de Dados
  • Mestrado em Desenvolvimento Sustentável (ICP – Cooperação Interuniversitária)

No caso do programa de mestrado em geologia, apenas estudantes que se candidatam às especializações em Geodinâmica e Georrecursos ou Processos Superficiais e Paleoambientes podem se candidatar à bolsa.

>> Programa Erasmus dá bolsas para mestrado na Europa

Como se candidatar para a bolsa de mestrado na Bélgica

Os interessados primeiro se candidatar para o programa desejado. Depois de feita a candidatura, o interessado precisa fazer um screenshot da tela de finalização da candidatura para o curso para enviar para a inscrição da bolsa de mestrado na Bélgica Science@Leuven. Entre os documentos exigidos no processo de candidatura, estão duas cartas de recomendação, histórico escolar, carta de motivação e prova de proficiência de inglês.

Vale lembrar também que para se candidatar para um mestrado na Bélgica na Universidade Católica de Leuven é preciso pagar a taxa de candidatura de 90 euros (mais abaixo, damos dicas de como economizar neste pagamento).

>>Como fazer pós-graduação no exterior?

O que a bolsa Science@Leuven da Universidade Católica de Leuven cobre

As bolsas Science@Leuven para mestrado na Bélgica cobrem as taxas universitárias e o seguro saúde. A bolsa pode chegar a até 10 mil euros por ano para cobrir os custos de vida no país. A bolsa é válida por um ano e pode ser renovada por mais um se o aluno tiver desempenho satisfatório durante o curso. As inscrições vão até 15 de fevereiro.

A seleção das bolsas de estudo Science@Leuven

O processo de seleção das bolsas para mestrado na Bélgica da Universidade Católica da Leuven envolve várias etapas:

Os candidatos se inscrevem para o programa de mestrado de sua escolha. Apenas os alunos admitidos para os programas de mestrado elegíveis para as bolsas de estudo Science@Leuven são considerados para os benefícios. Os candidatos que apresentarem um dossier completo e que cumpram todos os requisitos necessários são seleccionados para a primeira fase.

A lista de candidatos por programa de mestrado é enviada ao respetivo diretor de programa que classifica os alunos elegíveis para a Bolsa. Os alunos são classificados principalmente pelos resultados do estudo. Outros aspectos, como motivação e conhecimento do programa também podem desempenhar um papel importante. O comitê de seleção recebe a lista dos candidatos selecionados por programa e acorda uma classificação de todos os candidatos. Os alunos são classificados, com base nos resultados do estudo, no conhecimento da língua inglesa e na motivação. O principal critério de seleção é a chance de obter pelo menos uma distinção durante seus estudos na KU Leuven.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2023


O comitê de seleção seleciona alunos (geralmente cerca de 8) para uma entrevista online em abril. O comitê de seleção faz uma classificação final de todos os candidatos que foram entrevistados e define quantas bolsas de estudo para mestrado na Bélgica estão disponíveis e concede os benefícios no início de maio.

A Universidade Católica de Leuven (KU Leuven)

A Universidade Católica de Leuven (KU Leuven) é a universidade da Bélgica melhor classificada em rankings internacionais. A KU Leuven foi fundada em 1425 e é uma universidades de pesquisa mais antigas e renomadas da Europa. No ranking anual da Times Higher Education (THE) de 2022, a KU Leuven ficou 42º. Em termos de pesquisa, a KU Leuven é bem classificada nos indicadores de desempenho “produtividade da pesquisa” (número de publicações por acadêmico) e “renda da pesquisa”.

>>> Melhores bolsas no Canadá em 2023

Quanto custa estudar na Bélgica na KU Leuven?

Se você tem vontade de estudar na Bélgica mas seu curso de mestrado não é elegível para o programa de bolsas da universidade Católica de Leuven, é importante saber que estudar na Bélgica é mais barato do que em muitos outros países. No caso da KU Leuven, o valor dos cursos de mestrado fica entre 1900 e 6600 euros por ano dependendo do curso. A universidade também oferece mestrados em inglês, em francês e em flamengo.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

>> Visto para trabalhar na Alemanha

Veja o edital das bolsas
Veja detalhes sobre os cursos oferecidos
Veja as instruções para se inscrever na bolsa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

3 comentários em “Bolsa de mestrado na Bélgica da KU Leuven recebe inscrições”

  1. Venho pela Presente solicitar a V.Excia a bolsa de estudo completa para frequentar o mestrado no Curso de Desenvolvimento Sustentável na Bélgica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais