bolsas de doutorado na Itália sns partiu intercambio

Bolsas de doutorado na Itália para estudar na Toscana em diferentes áreas

Inscrições até 24/08/2023

Já imaginou que maravilhoso estudar em Pisa ou Florença? Pois é, esta pode ser uma super chance para fazer doutorado na “bella” Toscana! Está aberto o edital 2023/2024 da Scuola Normale Superiore (SNS) para bolsas de doutorado na Itália.

O programa da renomada instituição italiana abrange PhD em diferentes áreas de conhecimento e irá selecionar 82 bolsistas. A seleção é baseada nas qualificações dos candidatos e no desempenho dos mesmos nas entrevistas que fazem parte do processo seletivo.

>>> Como conseguir bolsa para estudar na Itália

As bolsas de doutorado na Itália são para estudar em Pisa ou em Florença em diversos âmbitos científicos. Abaixo listamos os locais, os cursos, a duração e os números de bolsas disponíveis:

Bolsas de doutorado em Pisa

  • Filosofia (3 anos) – 6 vagas;
  • Estudos Italianos e Filologia moderna – 5 vagas;
  • Estudos Clássicos (3 anos) – 7 vagas;
  • História – 8 vagas;
  • História da arte – 6 vagas;
  • Física (4 anos) – 6 vagas;
  • Matemática (4 anos) – 6 vagas;
  • Métodos e Modelos para Ciências Moleculares (4 anos) – 4 vagas;
  • Métodos computacionais e modelos matemáticos para ciência e finanças – 7 vagas;
  • Nanociência (4 anos) – 7 vagas;
  • Neurociência (4 anos) – 5 vagas.

>>> Mitos sobre pós-graduação nos EUA

Bolsas de doutorado em Florença

  • Ciência Política e Sociologia (4 anos) – 11 vagas;
  • Governança Transnacional – 4 vagas.

Todos os cursos começam em novembro e são em inglês — com exceção dos doutorado em Estudos Clássicos, História, História da Arte, Estudos Italianos e Filosofia que são conduzido em inglês e italiano. Todos envolvem aulas, seminários e atividades de pesquisa.

Os estudantes também podem conseguir autorização e financiamento para passar períodos de estudo em outras instituições na Itália ou no Exterior. No final do curso, desde que todas as devidas obrigações tenham sido cumpridas, o aluno alcança o título de philosophiae doctor (PhD).

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para doutorado no Exterior

Sobre o programa e as bolsas

O interessante deste programa de doutorado é que todos os candidatos aprovados receberão bolsas de estudos ou outros tipos de financiamento para as suas atividades de pesquisa. Além disso, em todos os cursos de doutorado, pelo menos uma das vagas é destinada a candidatos que fizeram mestrado em uma universidade não italiana — ou seja, na maior parte dos casos, estrangeiros.

Algumas das vagas disponíveis podem ser voltadas a tópicos de pesquisa específicos. Por isso, quem se candidatar a essas vagas precisa possuir as habilidades adequadas e realizará a sua pesquisa na instituição que concedeu a bolsa. Neste link, é possível ler detalhadamente sobre esses casos.

>>> Mais bolsas para doutorado pleno no Exterior

As bolsas de doutorado na Itália serão pagas em 12 parcelas mensais sujeitas ao cumprimento dos deveres acadêmicos por parte dos estudantes. Para o ano letivo de 2024-2025, o benefício é de 18.043,00 euros, incluindo um subsídio de alojamento. No programa também estão incluídas refeições gratuitas nas instalações da universidade durante todo o período do curso. Candidatos não europeus serão reembolsados por custos de viagem de até 1 mil euros apresentando recibos de despesas.

Requisitos e seleção do doutorado na Toscana

A competência, o talento, a motivação e a inclinação do candidato para a investigação científica serão avaliados com base nas qualificações demonstradas, no projeto de pesquisa e no desempenho na entrevista. Serão entrevistados somente aqueles que superarem a primeira etapa da seleção. Não há exigência de prova de proficiência, mas você precisa comprovar inglês fluente nas entrevistas de admissão — que serão realizadas em inglês ou italiano dependendo da língua do seu curso.

O projeto de pesquisa deve ser apresentado em italiano ou inglês (cerca de 20 mil caracteres com espaços). Ele deve revelar os interesses científicos do candidato e sua coesão com as diretrizes científicas promovidas pela Scuola Normale Superiore. No entanto, o projeto não será um fator determinante na futura decisão sobre o tema da tese do aluno. É fundamental, porém, que nele o candidato demonstre consciência sobre o estado da arte do campo científico escolhido e competência em relação aos métodos de pesquisa em uso na disciplina. Também é necessário apresentar uma bibliografia adequada.

Para se candidatar a uma das bolsas de doutorado na Itália, é necessário ter um diploma equivalente ao do mestrado (“Laurea Magistrale” na Itália) até o dia 31 de outubro de 2023. Ademais, os requisitos para participar do programa são:

  • Não ter feito doutorado em uma universidade italiana e nunca ter se beneficiado de uma bolsa para fazer pesquisa na Itália;
  • Não possuir acusações criminais resultantes em mais de três anos de prisão;
  • Não ter sido expulso de uma instituição.

As bolsas para alguns cursos específicos podem ter requisitos especiais.

>>> Celi: dicas para a prova de proficiência em italiano

Como se candidatar às bolsas de doutorado na Itália

Neste ano, foram estipulados diferentes prazos para inscrição nas bolsas de doutorado na Itália da SNS:

  • Edital Faculdade de Humanidades: 05/06/2023;
  • Edital Faculdade de Ciências e Faculdade de Ciências Sociais e Políticas: 13/04/2023 (sessão de primavera) ou 24/08/2023 (sessão de outuno).

As candidaturas devem ser realizadas pelo site e o candidato recebe em seguida um email com o registro do seu pedido de inscrição. Durante o processo, deve-se informar, além de detalhes pessoais, endereço e provas de qualificação para a admissão, a área para a qual você deseja concorrer. É necessário indicar também nomes e emails de duas referências acadêmicas que serão contatados diretamente pela instituição.

Ao formulário, devem ser anexados os seguintes documentos em PDF:

  • Cópia do passaporte;
  • Curriculum vitae (formato Europass-CV, disponível aqui);
  • Diploma de mestrado (com tradução juramentada para o inglês);
  • Histórico escolar (“diploma supplement”)com todos os exames realizados durante o curso e a média final alcançada, devidamente traduzido);
  • Dissertação ou equivalente, acompanhada de resumo em inglês de no máximo 15.000 caracteres incluindo espaços. Candidatos que, na data da candidatura, ainda não obtiveram o grau de mestre são obrigados a enviar um resumo estendido em italiano ou inglês (limite de 25.000 caracteres, incluindo espaços). O resumo estendido é obrigatório no caso da dissertação ter sido redigida em um idioma diferente do italiano ou do inglês;
  • Uma cópia de qualquer publicação;
  • Projeto de pesquisa (cerca de 20 mil caracteres com espaços) e resumo em inglês (cerca de 3 mil caracteres com espaços).

Todos os documentos que não forem originalmente em inglês ou italiano precisam estar acompanhados da devida tradução.

>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre as bolsas
Leia as respostas para as dúvidas frequentes
Veja mais sobre os programas oferecidos
Acesse os editais

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais