Programa dá bolsa para semestre de intercâmbio em Portugal + 19 países

bolsa para semestre de intercâmbio santander partiu intercambio

Com muita alegria que eu declaro a temporada de bolsas para estudar fora mais do que aberta! Mais um programa do Santander Universidades de bolsa para semestre de intercâmbio no Exterior está com inscrições abertas. O programa oferece a oportunidade de fazer mobilidade acadêmica durante a graduação ou durante a pós-graduação! O Santander Mundi, uma reformulação do programa Formula Santander,  vai dar 100 bolsas de estudos para mobilidade internacional a estudantes brasileiros. Podem participar ganhar as bolsas para fazer um semestre de intercâmbio estudantes de 50 universidades brasileiras conveniadas.

+ bolsas de mobilidade

 

Os candidatos à bolsa para semestre de intercâmbio devem escolher entre as mais de mil instituições conveniadas em nada menos que 20 países. Ou seja, dá pra ir para Europa, América Latina, América do Norte e Ásia com o benefício.

>>> Como faz para estudar em Portugal
>> Veja relato de bolsista sobre o programa de bolsas do Santander

 

De quanto é a bolsa para semestre de intercâmbio do Santander?

Diferente de outros programas da instituição, como o concurso de bolsas luso-brasileiras e o bolsas ibero-americanas, o programa Santander Mundi dará 4 mil euros para cada aluno selecionado.  O benefício deve ser utilizado como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação.  Em países onde o custo de vida é muito alto, como o Reino Unido, o valor, com certeza, não cobre todas as despesas que se tem para estudar no Exterior por um semestre, mas é uma boa duma ajuda para quem precisa financiar o intercâmbio do próprio bolso. Em países como México e Colômbia, por exemplo, onde o custo de vida é mais baixo, a bolsa talvez cubra grande parte, mas vai depender da cidade onde você for morar e de outros aspectos. Ainda assim, é uma super ajuda pra que você não precise gastar todas as suas economias para fazer intercâmbio.

>>>Como encontrar uma bolsa para estudar no Reino Unido

O que é mobilidade acadêmica:

Mobilidade acadêmica é basicamente quando duas universidades formam um acordo para que seus alunos possam fazer um semestre de intercâmbio (ou mais) na instituição parceira sem taxas ou burocracias muito grandes. Fizemos um post enorme e completão explicando como fazer intercâmbio durante a faculdade usando os acordos de mobilidade acadêmica feitos entre instituições de ensino superior. No caso da bolsa do Santander, o acordo de mobilidade é importante porque a bolsa para fazer semestre de intercâmbio é para cobrir seus custos de VIDA (passagem, moradia, alimentação, transporte, seguro-saúde) no país escolhido e não taxas acadêmicas. Por isso, é necessário que a sua universidade tenha acordo com a universidade no Exterior para onde você vai.

>> Bolsas ibero-americanas do Santander

 

Como se candidatar às bolsas para semestre de intercâmbio

Para participar do Santander Mundi, confira se sua universidade está na lista das contempladas, depois preencha o formulário eletrônico e entregue os documentos necessários para formalizar sua inscrição na sua universidade, no local indicado no Edital.  O período de inscrição vai de até 11 de julho.

No formulário, é necessário indicar para qual país e universidade você gostaria de ir. Entre as opções de destino estão os concorridos Reino Unido, Estados Unidos, Portugal e Espanha  além de destinos como Alemanha, França, Bélgica, Itália, Polônia, México, Argentina, Porto Rico, Uruguai, Peru, Chile, Colômbia, China, Rússia e Singapura. Ou seja, é bolsa para tudo que é canto do mundo. A lista de universidades que podem receber os alunos em cada país está disponível no regulamento do programa.

>>> Bolsa para fazer curso de espanhol na Espanha

 

Como são selecionados os bolsistas do Santander Mundi

A pré-seleção dos candidatos para bolsa para semestre de intercâmbio será toda feita pelas universidades participantes. Verifique na sua instituição qual o critério de participação, cada uma tem requisitos específicos. Os critérios, condições e prazo de inscrição utilizados para seleção dos alunos são definidos por cada instituição. Cada universidade deve publicar um edital interno com todas as informações necessárias. Segundo o Santander, é feita a recomendação para que as universidades selecionem de alunos com alto desempenho acadêmico, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos em outros idiomas.

 

Universidades  no edital de bolsa para semestre de intercâmbio

Este ano, o Santander não divulgou as universidades participantes do programa bolsa para semestre de intercâmbio, Santander Mundi,  no site. Entramos em contato para conseguir a lista, mas eles afirmaram que somente no app do Santander Universitário tem a lista atualizada. Então para ver a lista tem que baixar o app. Outra boa sugestão é também entrem em contato com o departamento de mobilidade acadêmica das universidades de vocês para saber se as universidades estão no acordo para as bolsas este ano. Se elas não estiverem, incomodem nas suas universidades para elas estarem nos próximos! Se a gente conseguisse copiar a lista das universidades participantes do concurso das bolsas para semestre de intercâmbio teríamos colado aqui, mas esse ano não deu. Então, só baixem o app e entrem em contato com suas universidades para ver a lista!

Leia o regulamento do programa
Baixe o app para Android
Baixe o app para IOS

Veja todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

>>> Veja bolsas para estudar em Portugal
>>>Empreendedor Global: programa de estágio no exterior em startups da AIESEC

 

COMENTÁRIOS

11 respostas para “Programa do Santander dá bolsas para semestre de intercâmbio em Portugal e outros 19 países”

  1. Clarissa Santos disse:

    Melhor bolsa de todas!!!
    Fui o ano passado e voltei este ano! Experiência maravilhosaaaaa!

  2. Ellen Weiss disse:

    Não recebi o email de confirmação do Santander Mundi, alguém sabe como proceder? Também tenho interesse em fazer uma alteração em meu cadastro

  3. Angelica Menezes Santiago disse:

    Bom dia, sou estudante de pós graduação, faço doutorado no instituto evandro chagas e gostaria de saber se também posso me inscrever para esse programa. Porque o instituto não é uma universidade, então não sei se encaixa.

  4. Bianca disse:

    Tem como cancelar a inscrição ou fazer alteração de dados?

  5. Nânia Ellen disse:

    Olá, já saiu a lista com as Universidades que participam? Tentei preencher o formulário mas não aparece a UnB

  6. Argeu Juliana Teixeira disse:

    A Estácio aparece na lista aqui, mas no site do formulário não tem a opção

  7. Bruna Feitosa disse:

    Bom dia! Vou tentar participar deste programa para a Alemanha, mas não consigo encontrar qual teste de proficiencia em inglês eles pedem, alguém tem alguma pista/ideia? No edital eles pedem inglês intermediário.

  8. kauanne clycia peçanha cambui disse:

    Qual vou fazer a inscrição e colocar o semestre fica dando erro, apaga a primeira letra que digito. Por quê?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *