Bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha (em inglês)

bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha

Como já falamos aqui no Partiu várias vezes, o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD) possui vários programas de bolsas para estrangeiros. Este é mais um dos vários cursos para os quais o serviço disponibiliza apoio financeiro. Desta vez estamos falando de uma bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha!

O Mestrado de engenharia em Gestão Energética e Ambiental em Países em Desenvolvimento é todo em inglês e tem duração de dois anos (18 + 3 meses). O curso é oferecido pelo Instituto Interdisciplinar de Ciências Ambientais, Sociais e Humanas da Europa-Universität Flensburg.

O programa começa em janeiro com três meses de curso introdutório em economia e alemão. O objetivo do mestrado é capacitar os estudantes para atuar como profissionais do setor da energia. Após a conclusão do curso, eles estarão aptos a: reconhecer e analisar problemas energéticos e ambientais; facilitar e gerenciar processos de solução sustentável de problemas.

>>> Saiba quais são as outras bolsas do DAAD para mestrado em inglês na Alemanha

Sobre a bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha

O DAAD oferece algumas bolsas para esse mestrado dentro do programa Cursos de Pós-Graduação para Profissionais com Relevância para Países em Desenvolvimento.

Neste caso, os bolsistas deverão financiar com recursos próprios a viagem até a Alemanha, assim como o primeiro mês de estadia no país. Normalmente, o DAAD oferece, além da isenção de taxas universitárias, um subsídio mensal de 850 euros para bolsas de mestrado. Também costuma estar incluído no benefício um seguro-saúde.

De acordo com o que foi divulgado no site do curso, dependendo da disponibilidade de fundos, os bolsistas do DAAD terão as despesas chamadas de “adicionais” reembolsadas. Seriam elas: um seminário internacional (1.200/1.400 euros) e viagens de estudo (cerca de 500 euros). Estima-se que a contribuição individual que o bolsista terá que dar, no fim, ficaria em torno de 300 ou 400 euros.

Ah, quem ganhar a bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha deve obrigatoriamente frequentar o curso de alemão durante o seu primeiro mês no país.

>>> Veja outras bolsas de estudo na área da Engenharia

 

Requisitos para se candidatar

São requisitos para se candidatar à bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha:

  • Diploma de graduação na área da engenharia industrial ou de negócios + mínimo de dois anos de experiência profissional no campo do curso
    ou
    Diploma de graduação em engenharia + mínimo de dois anos de experiência profissional no campo do mestrado + comprovante de conhecimento em economia (curso preparatório de dois meses);
  • Ter proficiência em inglês (TOEFL iBT Score 80, IELTS Band 6, Cambridge FCE).

Além disso, o DAAD costuma solicitar que os candidatos declarem necessidade de apoio financeiro para realização dos estudos.

>>> DAAD dá bolsas para mestrado em economia em Berlim, na Alemanha

Como se candidatar

Os candidatos interessados em estudar com bolsa do DAAD devem se inscrever no curso até o dia 15 de setembro, dentro do prazo da pré-inscrição.

Para concorrer à bolsa para mestrado na área da engenharia na Alemanha, é preciso fazer o download dos formulários de inscrição no site do curso (disponíveis aqui).

Além dos formulários preenchidos, os candidatos devem providenciar os seguintes documentos:

  • CV;
  • Histórico da universidade e da escola;
  • Diploma de graduação;
  • Comprovante de pelo menos dois anos de experiência profissional;
  • Certificado de teste de inglês;
  • Carta de motivação (cerca de 1000 palavras);
  • Duas cartas de referência (uma acadêmica e outra profissional).

Os formulários devem ser enviados primeiramente em PDF por meio eletrônico. Depois, eles também devem ser impressos e enviados por correio registrado junto com toda a documentação para:

Europa-Universität Flensburg
Energy and Environmental Management in Developing Countries
Munketoft 3 B
24937 Flensburg / Germany

Quem passar para a segunda fase da seleção será entrevistado por telefone em janeiro. Até o final de fevereiro, todos os candidatos irão receber informações sobre o resultado.

Para tirar dúvidas sobre o programa, você pode contatar a universidade através do e-mail sesam@uni-flensburg.de.

 

Saiba mais sobre o curso
Confira as informações sobre a bolsa
Veja o passo a passo da candidatura

 

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

 

>>> DAAD oferece bolsa para mestrado na Alemanha em Development Management
>>> Passo a passo para fazer mestrado na Alemanha

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *