Bolsa para mestrado em doenças infecciosas em Barcelona

Início » Bolsas de Estudo » Bolsa para mestrado em doenças infecciosas em Barcelona e outras cidades

Se você é da área da saúde, precisa ficar ligado nesta oportunidade de bolsa para mestrado em doenças infecciosas. O programa do Erasmus+ é resultado de uma parceria com algumas das principais instituições europeias de pesquisa intensiva nesse campo de estudo.

 

O consórcio tem o objetivo de oferecer programas de pós-graduação inovadores focados em três aspectos principais: humanos, animais e meio-ambiente. No esquema do Erasmus Mundus Joint Master’s Degree, o curso Infectious Diseases and One Health (IDOH – Doenças Infecciosas e Uma Saúde) dura dois anos e é oferecido por três universidades. São elas:

  • Universidade de Tours (França): 1º semestre
  • Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha): 2º semestre
  • Universidade de Edimburgo (Escócia): 3º semestre

Além da mobilidade dos estudantes entre as universidades sede, o IDOH também envolve o intercâmbio com outras várias parceiras acadêmicas e 35 instituições associadas. O 4º semestre é reservado à produção da dissertação e ao estágio em um desses outros locais. A possibilidade de estudar e estagiar em vários países proporciona uma ampla experiência educacional e profissional.

>>> Bolsa para mestrado em ajuda humanitária do Erasmus na Europa
>>> Veja todas as bolsas de mestrado do Erasmus na Europa
>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

Sobre a bolsa para mestrado em doenças infecciosas em Barcelona

O curso custa 18 mil euros, mas, por ser um programa financiado pela Comissão Europeia através do Erasmus+, serão oferecidos alguns benefícios a estudantes europeus e não europeus. A bolsa para mestrado em doenças infecciosas para alunos originários de países de fora da Europa cobre todos os custos durante os dois anos de IDOH.

No total, a bolsa chega a 42 mil euros: 18 mil da matrícula; cerca de 5 mil euros para despesas de viagem e instalação e 1 mil euros por mês de subsídio para manutenção (durante 24 meses). Ah, e algumas bolsas serão destinadas especificamente a estudantes latino-americanos.

Requisitos e candidatura ao IDOH

As aulas são em inglês e os alunos terão a oportunidade de estudar francês e espanhol durante o curso. Um dos requisitos para aplicar à bolsa para mestrado em doenças infecciosas é ter proficiência em língua inglesa (IELTS Academic, TOEFL, PTE, CAE ou Trinity ISE).

Além disso, é preciso ser formado em uma das seguintes áreas: ciências biológicas, veterinária, ciências médicas ou farmacêuticas.

O período de candidatura à bolsa para mestrado em doenças infecciosas abre no dia 15 de dezembro e termina no dia 2 de fevereiro. As inscrições são online e, depois de se registrar no site, o candidato deve responder um teste e preencher os formulários de candidatura.

O teste é obrigatório e visa avaliar o conhecimento do candidato sobre conceitos biológicos fundamentais, doenças infecciosas e interpretação de dados. São 36 questões de múltipla escolha e o interessado deve escolher uma resposta correta entre quatro opções.

Além disso, para entrar no curso e concorrer a uma bolsa para mestrado em doenças infecciosas é preciso carregar alguns documentos:

  • Carta de motivação;
  • Cópia do passaporte;
  • Fotografia (tamanho passaporte);
  • Comprovante de residência;
  • Currículo;
  • Cópia do Diploma (devidamente traduzido e certificado);
  • Histórico escolar (devidamente traduzido e certificado;
  • Cópia do contrato de trabalho (se aplicado);
  • Comprovante de que não viveu na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Email de pelo menos uma referência que deverá enviar uma carta de recomendação em papel timbrado, datado e assinado (máximo 3 referências).

Acesse o site do programa
Veja um guia sobre a candidatura
Leia as respostas para as dúvidas frequentes sobre o IDOH

Confira a lista de universidades e entidades parceiras

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

 

>>> Global-MINDS: Mestrado em psicologia na Europa com bolsa integral
>>> Erasmus dá bolsas integrais para mestrado em Portugal, Bélgica e Alemanha
>>> Bolsas para mestrado em turismo do vinho na Espanha, França e Portugal
>>> Acesse todos os editais abertos para estudar no exterior

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *