Bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha

bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável daad alemanha

Em um contexto no qual vários países se comprometeram com as metas definidas na Cúpula da ONU, é preciso profissionais qualificados. Para alcançar as transformações necessárias, além de novas políticas, serão requisitadas pessoas com formação interdisciplinar e intercultural. Com o objetivo de suprir essa demanda, existem o curso da Universidade de Ciências Aplicadas do Reno-Waal e o programa de bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha.

Veja as bolsas na Alemanha

O curso de Sustainable Development Management (Gestão do Desenvolvimento Sustentável) é um mestrado que combina economia e ciência política com prática em gestão. O conhecimento adquirido permite aos alunos contribuírem ativamente na construção de um mundo com mais sustentabilidade.

O mestrado é em inglês e tem duração de três semestres de estudo em tempo integral. Os bolsistas só podem iniciar os estudos no semestre de inverno.

>>> Programa do DAAD dá bolsas para mestrado em urbanismo em Berlim

Sobre as bolsas para mestrado em desenvolvimento sustentável

A proposta da universidade alemã tem tudo a ver com o programa EPOS (Development-Related Postgraduate Courses). O programa do DAAD concede benefícios a estudantes provenientes de países em desenvolvimento interessados em se aprofundar em várias áreas relacionadas à sustentabilidade.

Normalmente, os selecionados para as bolsas EPOS têm isenção das taxas universitárias; um subsídio mensal de 850 euros; seguro-saúde e custeio das despesas de viagem. Também está incluído no programa, se necessário, um curso de dois meses de alemão em julho e agosto. Ele deve ser feito antes do início das aulas.

>>> Veja outras bolsas do DAAD para mestrado em inglês na Alemanha

Quais são os requisitos

Para entrar no curso, é necessário ter um diploma de graduação em uma área relacionada às ciências sociais, à economia ou à engenharia. Também é requisito ser fluente em inglês com nível mínimo B2.

Além disso, para a bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável, o EPOS também exige que o candidato seja proveniente de um país em desenvolvimento e tenha pelo menos dois anos de experiência profissional. A motivação para estudar o assunto e se tornar um agente de mudança também conta.

Candidatos de grupos menos favorecidos e mulheres terão prioridade da seleção.

>>> Motivos para aprender alemão
>>> Programa Goethe Goes Global: bolsas para mestrado em Frankfurt

Como se candidatar ao programa

O prazo de inscrição para concorrer à bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável é dia 1º de outubro. Ela deve ser feita através do site e os documentos necessários são:

  • Formulário de candidatura do DAAD (aqui);
  • Currículo (assinado à mão e no modelo europass);
  • Carta de motivação (assinada à mão; 2 páginas máx.);
  • Carta de recomendação acadêmica;
  • Carta de recomendação profissional;
  • Certificado do empregador no país de origem;
  • Certificado de conhecimento em inglês;
  • Cópia do diploma;
  • Cópia do histórico acadêmico;
  • Cópia do diploma de conclusão do ensino médio.

Se você tiver dúvidas, o DAAD no Brasil pode ajudar pelo email aufbau@daad.org.brou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre o curso devem ser enviadas para a universidade: studienberatung@hochschule-rhein-waal.de.

Saiba tudo sobre o curso
Veja como são as bolsas
Confira como funciona a candidatura

Ver todas as bolsas 

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Passo a passo para fazer mestrado na Alemanha

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *