bolsa para jornalistas no canadá partiu intercambio

Bolsa para jornalistas no Canadá com foco em jornalismo literário

bolsa para jornalistas no canadá partiu intercambio

O Banff Centre for Arts and Creativity está recebendo inscrições para um programa de bolsa para jornalistas no Canadá. A escola de artes localizada em Banff, província de Alberta, oferece uma residência em jornalismo literário com duração de quatro semanas (29 de junho a 25 de julho) na Colônia Leighton de Artistas. As candidaturas devem ser enviadas até o dia 12 de fevereiro.

Bolsas em jornalismo

O programa pretende estimular a produção de novas ideias no jornalismo e na escrita experimental. Para isso, os participantes passam quase um mês em um cenário destinado e desafiar, estimular e inspirar: uma colônia de artistas localizada em um lugar isolado e imerso na natureza. No local, vários escritores e editores estarão presentes para palestras, orientações e discussões informais.

>>> Fazer pós e trabalhar no Canadá: veja o passo a passo

Como é a bolsa para jornalistas no Canadá do Banff Centre

As bolsas para o programa de jornalismo literário são voltadas para escritores que buscam uma oportunidade de desenvolvimento profissional no interior de uma comunidade formada por experientes escritores ou editores que terão a oportunidade de produzir suas peças trocando orientações. Para se candidatar, é necessário ser um profissional que já tenha tido textos publicados em revistas, jornais ou revistas literárias. O programa é aberto a escritores de ficção e não-ficção, jornalistas, críticos, curadores, artistas e acadêmicos.

>>> Dá para fazer pós e trabalhar no Canadá? Sim! Veja o passo a passo

 

O intercâmbio no Canadá inclui também acomodação e alimentação tem um custo de 4,5 mil dólares canadenses, mas os melhores candidatos e aqueles que necessitam ajuda financeira podem ganhar bolsas integrais. O benefício cobre as taxas do programa, os custos da viagem (até 750 dólares canadenses) e um prêmio de 2 mil dólares canadenses pelo trabalho produzido durante a residência.

Durante o período de residência, os participantes terão que colocar em prática o projeto de escrita enviado na candidatura. O trabalho deve ser uma história de não-ficção de 5.000 a 7.500 palavras. O tema pode ser relacionado com arte, ciência, música, política, medicina, cultura, estilo, esportes ou outras áreas. O projeto também pode ser uma biografia ou ter outros formatos.

>>> Existe limite de idade para ganhar bolsa de estudos?

Candidatura e seleção da bolsa para jornalistas no Canadá

A candidatura ao programa de bolsa para jornalistas no Canadá e deve ser realizada no site do Banff Centre, onde o candidato deve preencher um formulário de inscrição, carregar os seus materiais e o formulário específico da bolsa. Os documentos necessários são:

  • Currículo;
  • Descrição do projeto;
  • Portfólio;
  • Formulário de ajuda financeira.

A descrição do projeto deve ter de três a cinco páginas e detalhar a abordagem textual que o candidato pretende seguir. Como portfólio, é necessário o envio de pelo menos um trabalho publicado ou não, com no máximo 25 páginas. Para se candidatar também é necessário o pagamento de uma taxa de 65 dólares.

>>> ONU oferece bolsas para jornalistas em Nova York

Serão levados em conta na seleção a habilidade de escrita, o mérito literário e a relevância e originalidade do projeto. Os selecionados serão notificados de 3 a 5 semanas após o prazo de inscrições.

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Use o código de desconto partiuintercambio no site do parceiro do Partiu Intercâmbio e garanta 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira. Só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e o desconto pode ser usado para transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia.

Saiba tudo sobre o programa do Banff Centre

Inscreva-se

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

3 comentários em “Bolsa para jornalistas no Canadá com foco em jornalismo literário”

  1. Jessica rebeca Weber

    Jaque, Bruna, vocês sabem se jornalistas que publicam textos em português tem chances? devo traduzir eles para inglês, e mandar a versão original com o texto traduzido?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais