Bolsa para jornalistas no Canadá com foco em jornalismo literário

bolsa para jornalistas no canadá partiu intercambio

O Banff Centre for Arts and Creativity está recebendo inscrições para um programa de bolsa para jornalistas no Canadá. A escola de artes localizada em Banff, província de Alberta, oferece uma residência em jornalismo literário com duração de quatro semanas (2 a 28 de julho) na Colônia Leighton de Artistas. As candidaturas devem ser enviadas até o dia 28 de fevereiro.

 

O programa pretende estimular a produção de novas ideias no jornalismo e na escrita experimental. Para isso, os participantes passam quase um mês em um cenário destinado e desafiar, estimular e inspirar: uma colônia de artistas localizada em um lugar isolado e imerso na natureza. No local, vários escritores e editores estarão presentes para palestras, orientações e discussões informais.

>>> Fazer pós e trabalhar no Canadá: veja o passo a passo
>>> Concurso dá viagem de graça para a Europa para escrever sobre a experiência
>>> ONU oferece bolsas para jornalistas em Nova York

Como é a bolsa para jornalistas no Canadá do Banff Centre

As bolsas para o programa de jornalismo literário são voltadas para escritores que buscam uma oportunidade de desenvolvimento profissional no interior de uma comunidade formada por experientes escritores ou editores que terão a oportunidade de produzir suas peças trocando orientações. Para se candidatar, é necessário ser um profissional que já tenha tido textos publicados em revistas, jornais ou revistas literárias. O programa é aberto a escritores de ficção e não-ficção, jornalistas, críticos, curadores, artistas e acadêmicos.

O programa que inclui também acomodação e alimentação tem um custo de 4.196,96 dólares canadenses, mas os melhores candidatos e aqueles que necessitam ajuda financeira podem ganhar bolsas integrais. O benefício cobre as taxas do programa, os custos da viagem (até 750 dólares canadenses) e um prêmio de 2 mil dólares canadenses pelo trabalho produzido durante a residência.

Durante o período de residência, os participantes terão que colocar em prática o projeto de escrita enviado na candidatura. O trabalho deve ser uma história de não-ficção de 5.000 a 7.500 palavras. O tema pode ser relacionado com arte, ciência, música, política, medicina, cultura, estilo, esportes ou outras áreas. O projeto também pode ser uma biografia ou ter outros formatos.

Candidatura e seleção da bolsa para jornalistas no Canadá

A candidatura ao programa de bolsa para jornalistas no Canadá e deve ser realizada no site do Banff Centre, onde o candidato deve preencher um formulário de inscrição, carregar os seus materiais e o formulário específico da bolsa. Os documentos necessários são:

  • Currículo;
  • Descrição do projeto;
  • Portfólio;
  • Formulário de ajuda financeira.

A descrição do projeto deve ter de três a cinco páginas e detalhar a abordagem textual que o candidato pretende seguir. Como portfólio, é necessário o envio de pelo menos um trabalho publicado ou não, com no máximo 25 páginas. Para se candidatar também é necessário o pagamento de uma taxa de 65 dólares.

Serão levados em conta na seleção a habilidade de escrita, o mérito literário e a relevância e originalidade do projeto. Os selecionados serão notificados de 3 a 5 semanas após o prazo de inscrições.

Saiba tudo sobre o programa do Banff Centre

Inscreva-se

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

>>> Veja mais oportunidades para jornalistas
>>> Dá para fazer pós e trabalhar no Canadá? Sim! Veja o passo a passo

COMENTÁRIOS

2 respostas para “Bolsa para jornalistas no Canadá com foco em jornalismo literário”

  1. Taynée Mendes disse:

    Essa bolsa não é para estrangeiros, correto? E os artigos devem ser escritos em inglês, presumo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *