bolsa do daad para estudar gestao hidrica na alemanha partiu intercambio

Bolsa para estudar gestão hídrica na Alemanha do DAAD recebe inscrições

bolsa do daad para estudar gestao hidrica na alemanha partiu intercambio

O DAAD está com inscrições abertas para bolsas para estudar gestão hídrica na Alemanha. O programa em Sustainable Water Management é voltado para estudantes que querem fazer mestrado ou doutorado no país. As áreas de foco são em gestão hídrica sustentável ligada à energia, saúde, nutrição, meio ambiente e áreas urbanas. Cinco programa diferentes são elegíveis para a bolsa. As instituições participantes são a Universidade Técnica de Dresden, a Universidade de Hanôver, a Universidade de Stuttgart, a Universidade de Duisburg-Essen e a Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia. A lista com os cursos disponíveis está no final do post.

+ sobre estudar na Alemanha

Como é a bolsa do DAAD em gestão hídrica

Como em todas as bolsas do DAAD, os bolsistas selecionados para estudar gestão hídrica na Alemanha recebem auxílio para a compra de passagens aéreas de ida e volta, seguro saúde, 750 euros mensais (no programa de mestrado) e 1200 euros no programa de doutorado. Além disso, essa oportunidade ainda dá 450 euros por ano para pesquisa.

Todos os candidatos também vão receber um curso intensivo de alemão com duração de seis meses de abril a setembro de 2018. De outubro em diante, os bolsistas começam com seus cursos nas universidades escolhidas.

 Requisitos para se candidatar às bolsas de mestrado e doutorado

Para concorrer às bolsas para estudar gestão hídrica na Alemanha é necessário ter formação prévia na área e rendimento acadêmico excelente. Além disso, o DAAD pede também que o candidato comprove que houve comunicação prévia entre o candidato e a instituição de ensino superior na Alemanha (a lista das universidades e os emails para entrar em contato tão no fim do post 🙂 ) . Como os cursos são em inglês, é necessário ter proficiência comprovada por TOEFL (mínimo 80) ou IELTS (mínimo 6.0) , conhecimentos de alemão são opcionais. O DAAD também sempre tem como regra em suas seleções que os bolsistas não podem estar residindo há mais de 15 meses na Alemanha (no momento da inscrição) e também o último título acadêmico (graduação ou mestrado) não pode ter sido obtido há mais de seis anos.

No caso dos candidatos para as bolsas de doutorado também é necessário ter projeto de pesquisa nas áreas de “Água e Energia”, “Água e Saúde”, “Água e Nutrição”, “Água e Meio Ambiente” e “Água em Áreas Urbanas”.

Documentos para a candidatura às bolsas do DAAD

A candidatura é feita uma parte online e outra pelo correio. Os documentos que devem ser enviados online, são:

  • Formulário Online do DAAD Portal
  • CV (máx. 3 páginas)
  • Carta de motivação (máx. 2 páginas)
  • Resumo da monografia (candidatos ao mestrado) ou dissertação candidatos ao doutorado (máx. 2 páginas)
  • Prova de Comunicação prévia entre o candidato e a(s) instituição/ões de ensino superior na Alemanha
  •  Diploma de Graduação (antes da concessão da bolsa, se não tiver no momento da candidatura)
  • Histórico de Graduação e Mestrado, incluindo explicação sobre o sistema de notas/avaliação da instituição
  • Se possível, recomenda-se identificar e indicar um mentor no Brasil, idealmente bem conectado na indústria, ou um mentor do seu atual ou futuro local de trabalho
  • Recomenda-se identificar um parceiro de contato no setor de água na Alemanha como mentor e/ou possível facilitador de um estágio
  • Outros documentos relevantes para a sua candidatura (como referências de trabalho ou estágio)
  • Certificado de Inglês (TOEFL 80 ou IELTS: 6.0)
  •  Opcional: Certificado de Alemão (TestDaF, Zertifikat Deutsch, Deutsches Sprachdiplom, OnSet)

Os candidatos devem indicar para qual universidade querem ir e também devem indicar uma opção entre as universidades elegíveis.  Os candidatos de doutorado também devem enviar um projeto de pesquisa detalhado.

Os documentos que devem ser enviados pelo correio são:

  • Carta de referência elaborada por um acadêmico fornecendo informações sobre suas qualificações. Este documento deve ser enviado em um envelope selado para o DAAD.

Cursos elegíveis para estudar gestão hídrica na Alemanha

Hydro Science and Engineering na TU Dresden
E-Mail para mais informações: [email protected]

Water Resources and Environmental Management na Leibniz Universität Hannover
E-Mail para mais informações: [email protected]

Water Resources Engineering and Management  na University of Stuttgart
E-Mail: [email protected]
(Atenção: essa universidade cobra 1,500 Euro por semestre de estudantes estrangeiros)

Water Science  na Universität Duisburg-Essen
E-Mail: [email protected]

Integrated Water Resources Management IWRM na University of Applied Sciences Cologne
E-Mail: [email protected]

Vocês podem tirar dúvidas sobre o processo de inscrição e sobre as bolsas com o DAAD pelos e-mails: [email protected] ou [email protected] e também por telefone: (21) 2553-3296.

Confira o edital
Veja mais detalhes sobre a seleção
Veja instruções para se inscrever

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. Lá eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ?

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Bolsa para estudar gestão hídrica na Alemanha do DAAD recebe inscrições”

  1. Daniela Santos

    Oi Bruna,
    Acabei de me formar em Engenharia Ambiental e gostaria de fazer mestrado em recursos hídricos no exterior, preferencialmente na Europa, porém não tenho experiência profissional e meu inglês é intermediário. Você poderia indicar algum programa que, com esses requisitos, eu possa me dedicar para conseguir uma bolsa? E as seleções ocorrem todos os anos? Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais