Início » Bolsas de Estudo » German Chancellor Fellowship: a bolsa para desenvolver projeto na Alemanha

bolsa para desenvolver projeto na Alemanha

A Fundação Alexander von Humboldt está com inscrições abertas para bolsas de estudos para pesquisa na Alemanha. As oportunidades do programa German Chancellor Fellowship terão um ano de duração.  A bolsa para desenvolver projeto na Alemanha é voltada para profissionais líderes do Brasil, China, Russia, Índia e EUA com experiência em liderança e não precisa falar alemão! Porque a bolsa inclui dois meses de curso intensivo de alemão e outros 12 meses de pesquisa.

A bolsa é super renomada e existe desde 1990 (ou seja, não tem nada de “nova” como eu li em sites por aí hehe). A de ajuda mensal oferecida pela instituição varia de acordo com a qualificação do selecionado varia entre 2.150 euros e 2.750 euros.  Os bolsistas também têm custos como gastos com a viagem e curso de alemão cobertos. A oportunidade também oferece ajuda para que os bolsistas tragam a família durante o período – se for o caso.

>>> Como faz para fazer graduação de graça na Alemanha
>>> Estudar na Alemanha é de graça!
>>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha
>>>Veja mais oportunidades de estudar na Alemanha com bolsa

Para participar, tem que ter concluído a graduação. Qualquer área é válida e comprovar a participação em atividades de liderança. Proficiência em inglês é uma exigência, em alemão é opcional. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro pelo site da Fundação Alexander von Humboldt.

A ideia é que com apoio de seu anfitrião, na Alemanha, você possa se dedicar ao projeto elaborado por você  durante um ano e, desse modo, dar um impulso decisivo à sua carreira. A Bolsa da Chanceler está aberta para vários setores, como política, economia, mídia, administração e cultura. Em um programa inicial de quatro semanas em Bonn e Berlim, o bolsista estabelece contato com outros bolsistas. Durante o período da bolsa, o grupo se encontra para outros eventos. Os bolsistas também serão convidados para uma recepção na chancelaria, para viajar pela Alemanha e para recepções em instituições públicas e empresas importantes. A data de início da bolsa é 1° de outubro de 2018.

O pré-requisitos para participar são apenas ser formado em algum curso de bacharelado (a data da formatura não pode passar de 12 anos, contados a partir da data do início da bolsa), ser  fluente em inglês ou alemão e ter potencial para liderança. É importante lembrar que para poder participar, você precisa ter um projeto que quer desenvolver na Alemanha e o aceite de alguma instituição para ser sua anfitriã. No site, tem algumas dicas sobre como achar um anfitrião. No edital do programa para líderes na Alemanha, tem tudo explicadinho (em inglês) sobre como o projeto deve ser formatado e qual tipo de projeto eles aceitam. Ah, vale lembrar que quem já está na Alemanha por seis meses (período conta do início da bolsa pra trás), não pode concorrer.

Veja vídeo sobre a bolsa:

Veja o edital completo
Faça sua inscrição
Veja respostas para as perguntas mais frequentes sobre o programa

>>>Veja mais oportunidades de estudar na Alemanha com bolsa
>>> Confira bolsas de estudos com edital aberto

COMENTÁRIOS