bolsa para desenvolver projeto na Alemanha

German Chancellor Fellowship: a bolsa para desenvolver projeto na Alemanha

A Fundação Alexander von Humboldt está com inscrições abertas para bolsas de estudos para intercâmbio profissional na Alemanha. As oportunidades do programa German Chancellor Fellowship terão um ano de duração.  A bolsa para desenvolver projeto na Alemanha é voltada para profissionais líderes do Brasil, China, Russia, Índia e EUA com experiência em liderança e não precisa falar alemão! Porque a bolsa inclui dois meses de curso de alemão e outros 12 meses de pesquisa.

O que é a German Chancellor Fellowship?

A bolsa é super renomada e existe desde 1990 (ou seja, não tem nada de “nova” como eu li em sites por aí hehe). A de ajuda mensal oferecida pela instituição varia de acordo com a qualificação do selecionado varia entre 2.150 euros e 2.750 euros.  Os bolsistas também têm custos como gastos com a viagem e curso de alemão cobertos. A oportunidade também oferece ajuda para que os bolsistas tragam a família durante o período – se for o caso.

Para participar, tem que ter concluído a graduação. Qualquer área é válida e comprovar a participação em atividades de liderança. Proficiência em inglês é uma exigência, em alemão é opcional. As inscrições podem ser feitas até 15 de outubro pelo site da Fundação Alexander von Humboldt.

>>> Estudar na Alemanha é de graça!

Pra que servem os hosts na German Chancellor Fellowship

A ideia é que com apoio de seu anfitrião, na Alemanha, você possa se dedicar ao projeto elaborado por você  durante um ano e, desse modo, dar um impulso decisivo à sua carreira. A Bolsa bolsa para desenvolver projeto na Alemanha está aberta para vários setores, como política, economia, mídia, administração e cultura. Em um programa inicial de quatro semanas em Bonn e Berlim, o bolsista estabelece contato com outros bolsistas. Durante o período da bolsa, o grupo se encontra para outros eventos. Os bolsistas também serão convidados para uma recepção na chancelaria, para viajar pela Alemanha e para recepções em instituições públicas e empresas importantes. A data de início da bolsa é 1° de outubro de 2024.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2023

Requisitos do intercâmbio profissional na Alemanha

O pré-requisitos para participar da German Chancellor Fellowship são apenas ser formado em algum curso de bacharelado (a data da formatura não pode passar de 12 anos, contados a partir da data do início da bolsa), ser  fluente em inglês ou alemão e ter potencial para liderança. É importante lembrar que para poder participar, você precisa ter um projeto que quer desenvolver na Alemanha e o aceite de alguma instituição para ser sua anfitriã. No site, tem algumas dicas sobre como achar um anfitrião. No edital do programa para líderes na Alemanha, tem tudo explicadinho (em inglês) sobre como o projeto deve ser formatado e qual tipo de projeto eles aceitam. Ah, vale lembrar que quem já está na Alemanha por seis meses (período conta do início da bolsa pra trás), não pode concorrer.

>>Dicas para sobreviver morando num país sem saber o idioma

Dicas de uma German Chancellor Fellow

german chancelor fellowship bolsista Fernanda Kist Pugliero partiu intercambio (2)
Fernanda Kist Pugliero, bolsista do german chancelor fellowship é a moça bem no meio da foto 🙂

A jornalista Fernanda Pugliero, formada em jornalismo pela PUC-RS e em Geografia pela UFRGS e pela Universidade do Porto, foi German Chancellor Fellow em 2016/2017 e passou um ano na Alemanha desenvolvendo seu projeto profissional. Fernanda dá dicas importantes para os candidatos que desejam se inscrever no programa nesta live no Partiu Intercâmbio. Ela destaca que o programa é para profissionais e não para acadêmicos, sendo necessário ter, no mínimo, cinco anos de experiência e comprovar liderança. Além disso, Fernanda esclarece que encontrar um host na Alemanha não é o passo mais difícil na candidatura, pois qualquer pessoa pode ser o seu host, desde uma repartição pública até uma empresa privada ou uma ONG. É importante também dar tempo suficiente para o host avaliar e dar sugestões para o projeto, então começar o projeto com antecedência é fundamental.

>>> Como trabalhar na Alemanha legalmente

Outra dica importante é ter paciência e saber que o processo pode demorar. Para apresentar um projeto que faça sentido para a organização escolhida, é necessário fazer uma pesquisa prévia e ter uma conversa antes da inscrição. De acordo com Fernanda, é importante que o candidato esteja dedicado ao projeto e não entregue qualquer coisa. Os bolsistas do GCF também participam de eventos junto com os outros fellows, visitam empresas e instituições na Alemanha e formam uma rede de contatos na Alemanha e nos países que participam do programa. Com essas informações em mente, os candidatos têm mais clareza sobre como funciona o programa e como se preparar para se candidatar com sucesso.

“Eu demorei quatro meses para alinhavar meu projeto, deixar ele redondo, antes de apresentar a dois possíveis hosts. Depois, os hosts pediram alterações, me enviaram material de leitura e eu arrumei algumas coisas que faziam sentido e achei pertinente”, conta Fernanda.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja o edital completo
Faça sua inscrição
Veja o FAQ programa

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

1 comentário em “German Chancellor Fellowship: a bolsa para desenvolver projeto na Alemanha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais