bolsa para curso de liderança

Bolsa para curso de liderança e resolução de conflitos na Suíça

bolsa para curso de liderança

Estão abertas as candidaturas para o Caux Scholars Program (CSP). O programa tem o objetivo de preparar jovens líderes para analisar conflitos e promover mudanças positivas voltadas à paz mundial. Ele prevê uma bolsa para curso de liderança e resolução de conflitos em Caux, na Suíça.

Bolsas para curso curto

A cada ano, o Initiatives of Change USA (IofC) seleciona 20 líderes de todos os setores e backgrounds e de diversas partes do mundo para o curso de curta duração. Eles procuram por estudantes comprometidos ou jovens profissionais para fazer parte de um programa intensivo de quatro semanas (de 28 de junho a 27 de julho). Os candidatos devem demonstrar estar dispostos a serem desafiados hoje para construir a paz de amanhã.

Através da participação em conferências, trabalhos em equipe, aulas e sessões de “trustbuilding”, o programa combina educação tradicional com aplicação prática. Ele oferece uma abordagem multidisciplinar para a transformação de conflitos, justiça de transição e liderança de princípios. O CSP permite que os alunos entendam os fatores que criam e sustentam conflitos e oferece uma compreensão prática das abordagens para prevenir e solucionar situações como essa.

>>> Rotary oferece bolsa para fazer mestrado no Exterior em estudos da paz

Como é o programa CSP

Serão selecionados 20 estudantes de todo o mundo para as quatro semanas de curso em Caux, na Suíça. O programa é em inglês e inclui aproximadamente 40 horas de aulas, sete horas por semanas de trabalho prático em liderança, uma viagem para Genebra e participação nas conferências do Initiatives of Change – que acontece no mesmo período.

A participação no programa custa 3,8 mil euros e cobre hospedagem, alimentação e a viagem a Genebra. No entanto, está prevista ajuda financeira para alguns participantes.

>>> Veja outras oportunidades  relacionados à paz e a resolução de conflitos

O programa oferece bolsas por mérito e bolsas por necessidade. Elas serão destinadas a candidatos que tenham contribuído para a sua comunidade e demonstrem habilidades de liderança e comprometimento.

Uma bolsa para curso de liderança e resolução de conflitos é integral e cobre todo o valor do curso mais 1 mil dólares para subsidiar as passagens aéreas. Ela é voltada a candidatos provenientes de países que se encontrem em algum tipo conflito civil ou armado que não tenham dupla cidadania e que não residam em um país desenvolvido. Também é preciso ter envolvimento ativo na construção da paz e demonstrar necessidades financeiras.

>>> Bolsa de MBA na Universidade de Oxford para quem trabalha com impacto social

Para se ter uma ideia, nas últimas edições do programa, os candidatos selecionados para a bolsa para curso de liderança em Caux eram da Argentina, da Síria, do Líbano, da Colômbia, do Sudão, da Índia e do Sri Lanka.

Requisitos e candidatura à bolsa para curso de liderança

Para participar do Caux Scholars Program, é preciso:

  • Ter entre 21 e 35 anos;
  • Ter concluído pelo menos três anos de uma graduação de quatro anos;
  • Possuir um excelente desempenho acadêmico;
  • Demonstrar qualidades de liderança e comprometimento com o serviço público ou comunitário;
  • Manifestar interesse pela dimensão ética dos assuntos mundiais;
  • Estar aberto para uma experiência de aprendizagem multicultural;
  • Ter conhecimento de outras línguas além do inglês conta pontos.

As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de março e o interessado deve pagar uma taxa de 25 euros para se candidatar. É necessário enviar diploma universitário, histórico escolar e duas cartas de recomendação (pelo menos uma acadêmica). As cartas podem ser enviadas diretamente por correio ou email pelas referências.

Além de completar a candidatura, quem quiser concorrer à bolsa para curso de liderança e resolução de conflitos precisa enviar um ensaio sobre o seguinte tópico:

“Como você está atualmente envolvido no estabelecimento da paz no seu país? Quais são, na sua opinião, as qualidades necessárias para os pacificadores que procuram quebrar o ciclo de ódio e ressentimento e unir pessoas divididas por barreiras históricas?”

>>> Como fazer um bom personal statement

No texto, você pode se referir ao site do IofC, sua história e a histórias de indivíduos que ajudaram a resolver conflitos em seus países, por exemplo.

Sobre o Caux Scholars Program

bolsa para curso de liderança paula mariane caux csp
Paula Marine na visita de campo na ONU e na ICRC (Cruz Vermelha)

O CSP é um programa do Initiatives of Change USA, um movimento global com 80 anos de história na promoção da paz e no estabelecimento de parcerias para resolução de conflitos.

A brasileira Paula Mariane foi selecionada para o programa em 2018 e ganhou a  bolsa para curso de liderançana Suíça. Ela estuda jornalismo na PUC Campinas e garante que formação acadêmica dos  selecionados é bem diversa: “Na mesma turma, você pode encontrar pessoas da área de humanas, exatas e biológicas. A ideia é que você tenha interesse em aprender mais sobre resolução de conflitos, perfil de liderança e vontade de aplicar isso na sua comunidade, assim que retornar do curso”, explica.

Economize no pagamento da taxa CSP

A candidatura para o curso de liderança tem uma taxa de 25 dolares para a candidatura. Nosso parceiro garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Saiba tudo sobre o CSP
Inscreva-se 

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais