Bolsa para curso de alemão na Alemanha tem inscrições abertas

Ali, no canto direito em pé, estou eu na turma de Essen de 2009

Ali, no canto direito em pé, estou eu na turma de Essen de 2009

Sei que muitos dos meus leitores querem estudar na Alemanha, mas como alemão não é lá a língua mais fácil do mundo, muita gente tem certo medinho. Pra perder o medo de vez, nada melhor que um test-drive aqui na Alemanha, não? Porque nada ajuda acelerar o processo de aprendizado mais do que passar uma temporada no país, né? Então, se você quer se juntar ao time dos que falam alemão, o DAAD (Serviço Acadêmico Alemão de Intercâmbio) tem de 1 de julho a 15 de agosto inscrições abertas para o Winterkurs, uma bolsa para curso de alemão na Alemanha.

Bolsas na Alemanha

O programa seleciona, todos os anos, brasileiros para um curso de inverno (em janeiro e fevereiro – nosso verão) em uma universidade da Alemanha.  Esse ano as universidades que vão ter os cursos são em: Düsseldorf, Berlim, Aachen, Köln e Leipzig. Qualquer estudante brasileiro com ótimo rendimento acadêmico, a partir do 4º semestre de qualquer faculdade até o doutorado, pode se inscrever.  As candidaturas podem ser feitas pelo DAAD Portal até 15 de agosto e o formulário gerado precisa ser enviado pelo correio até a mesma data (vale postagem, veja instruções abaixo).

>> Dicas para ganhar a bolsa Winterkurs

>>> A verdade sobre aprender alemão na Alemanha

A bolsa oferece um valor fixo para que se compre a passagem de ida e volta (cerca de 1500 euros), seguro saúde e mais 1875 euros para se manter durante todo o curso. Eles aconselham que os selecionados levem de 500 a 800 euros próprios pra passar o período do curso, mas isso depende da cidade também.

O curso é todo ministrado em alemão óbvio e inclui aulas do idioma pela manhã e seminários e atividades culturais pela tarde. Por isso, é indispensável ter, pelo menos, nível B1 (intermediário) – que deverá ser comprovado por teste de proficiência. As aulas devem começar em janeiro com duração de quatro a seis semanas. Os candidatos podem indicar, no formulário de inscrição, qual cidade preferem para a bolsa para curso de alemão nas férias.

>>> Como achar cursos de graça e em inglês na Alemanha

Como se inscrever na bolsa para curso de alemão nas férias

A candidatura para a bolsa para curso de alemão deve ser enviada via DAAD PORTAL – Os candidatos devem realizar o upload de toda a documentação no DAAD Portal. A partir de 2018, não é mais necessário enviar o”Application summary” pelo correio para o DAAD. No entanto, os candidatos ainda precisam enviar a carta de recomendação pelo correio para o DAAD para:

DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Rua Alfredo Gomes, 37, Botafogo
CEP: 22251-080, Rio de Janeiro

O documento precisa ser postados até 15/08

>>> Motivos para não estudar na Alemanha

Pra ver direitinho, qual a duração dos cursos em cada cidade, é só acessar o site do DAAD. Aconselho dar uma bela olhada nisso antes de “escolher” o destino, ali tem mais sobre a programação, sobre o tipo de acomodação que cada curso oferece (quando o curso oferece isso) e também quais as outras vantagens de cada lugar. O DAAD promete tentar atender as solicitações de todos, mas óbvio que isso não é possível. De qualquer jeito, eu garanto que todos os cursos são ótimos e todas as cidades oferecem programações suuuper bacanas. Eu fiz o curso em Essen em 2009 e meu melhor amigo fez em Freiburg na mesma época. Nós dois aaaaaaaaadoramos tudo e recomendamos o curso (desculpa estar falando por ti, Marcelo! hehe)

>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha
>>>Estudar na Alemanha: o que precisa para fazer graduação de graça
>>> Como achar cursos em inglês na Alemanha

Documentos  para concorrer às bolsas para o curso de alemão:

  • Formulário online
  • Curriculum Vitae (em alemão)
  • Carta de motivação escrita pelo candidato, expressando seu interesse pelo curso e suas perspectivas pessoais e profissionais (em alemão). Não esquecer de assinar à mão!
  • Comprovante de matrícula regular no curso de graduação ou pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior no Brasil
  • Histórico escolar da graduação, com Coeficiente de Rendimento (CR) médio indicado. É necessário incluir uma pequena explicação sobre o sistema de cálculo do Coeficiente de Rendimento ou da Média Ponderada, ou seja, a média de todas as notas obtidas pelo candidato na universidade
  • Caso o candidato esteja cursando a 2ª graduação, deve enviar os dois históricos
  • Caso o candidato esteja cursando mestrado, deve enviar também o histórico da graduação
  • Certificado de conhecimento de alemão (OnSet B1) aplicado por instituição credenciada. O nível mínimo do resultado exigido é B1 para todas as carreiras e o teste deve ter sido realizado há no máximo um ano. São também aceitos os certificados do TestDaF, GI-Nachweis, DSD, DSH e telc Deutsch.
  • Uma carta de recomendação original de um professor da Instituição de Ensino Superior (IES) da área de estudos do candidato. A carta  deve ser enviada somente via correio para o DAAD no Brasil e deve seguir o modelo do DAAD.

Leia o edital para bolsa para estudar na Alemanha
Instruções para candidatura
Faça sua inscrição
Respostas para dúvidas

Mais informações sobre o  processo de seleção para bolsa para curso de alemão podem ser obtidas por telefone: (21) 2553-3296.

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>Veja mais posts sobre estudar na Alemanha
>>> Encontre bolsas para estudar na Alemanha de graça

COMENTÁRIOS

16 respostas para “Bolsa para curso de alemão na Alemanha (nas férias) tem inscrições abertas”

  1. Tiago Ramos disse:

    Olá, tenho uma dúvida:

    No início do ano, estava no nível A2. Agora, fui aprovado para o nível B1 e o concluirei, se Deus quiser, até final do ano. Gostaria de saber se posso me inscrever considerando que, até antes das férias de final do ano, haverei de concluir o nível B1?

  2. Thais Ibanez Severo disse:

    Oi bruna, eu tenho uma duvida o histórico escolar e o comprovante de vínculo com a universidade aqui no Brasil devem ser traduzidos também, aquelas traduções juramentadas?

  3. Nara disse:

    Precisa conhecimento básico da língua ou pode fazer a aplicação mesmo sendo iniciante?

    • Thalita Barreto Da Silva disse:

      Segundo Texto “Por isso, é indispensável ter, pelo menos, nível B1 (intermediário) – que deverá ser comprovado por teste de proficiência..”

  4. mayara disse:

    Bruna, qual o critério que eles usam para selecionar os candidatos?

  5. Elio disse:

    Boa noite,

    não sabes se o DAAD possui alguma tipo de bolsa para iniciantes em alemão?
    Obrigado

  6. Jaqueline disse:

    Boa noite!
    Realizei a inscrição no DAAD, entretanto não sei como devo prosseguir, pois no site não estou conseguindo encontrar o local onde fazer a candidatura para o curso de Alemão.
    Poderia me ajudar, por gentileza?

  7. Elisa disse:

    Boa noite Bruna,
    tem como postar o link do teste OnDaf de novo ? O link do post ta dando erro (pelo menos pra mim).
    Outra coisa, as inscrições só abrem dia 1 de julho né ? Então só a partir desse dia eu vou conseguir no portal daad achar a bolsa (“Funding programme”) referente ao winterkurs, certo ?
    Atenciosamente

  8. Idel de Sena disse:

    Estou perdido, não sei como prosseguir a inscrição. Bruna, você pode me ajudar? Fiz uma conta no daad, porém não sei como prosseguir com a inscrição.

  9. Giovana disse:

    Olá Bruna! O teste de proficiência tem que ser mesmo o OnDaf ou pode ser o Goethe Zertifikat? Desde já agradeço ^^

  10. Rosa Flor disse:

    Oi Bruna, existe programa parecido para estudar francês na França? 🙂

  11. Ana Claudia disse:

    Faço curso técnico reconhecido pelo mec, mas ainda não tenho faculdade.
    Posso me candidatar para a bolsa?

  12. Bryan Silveira disse:

    Ei, tudo bem?

    a bolsa fornecida por eles foi suficiente pra vc se manter lá ?
    Estou buscando informações em relação a isso pois estou um pouco preocupado se o dinheiro dá ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *