doutorado sanduíche Canadá bolsa elap para semestre de intercambio no canada partiu intercamibio aloisio junior

Bolsa ELAP: intercâmbio no Canadá com tudo pago na pós-graduação

bolsa elap para semestre de intercambio no canada partiu intercamibio aloisio junior

Não sei se vocês sabem, mas o programa ELAP é uma bolsa maravilhosa no Canadá para fazer intercâmbio no Canadá na modalidade de mobilidade acadêmica. O edital contempla estudantes de graduação, mestrado e doutorado – o que não acontece muito seguido porque editais de mobilidade durante o mestrado são meio raros.  O Aloísio Orlando Jr.  é formado em Engenharia Química no Brasil e, em 2017, passou seis meses na Dalhousie University, fazendo doutorado sanduíche no Canadá com a bolsa ELAP.

Gente finíssima, o Aloísio me escreveu no Facebook  pra contar que em dois anos ele conseguiu duas bolsas (o ELAP e a bolsa de doutorado da Fulbright!) pra subsidiar a pesquisa dele e que o Partiu Intercâmbio era parte disso. Eu obviamente quase passei mal de alegria e chamei ele pra compartilhar a experiência para ajudar outras pessoas que têm interesse na mesma bolsa para fazer um semestre de intercâmbio no Canadá. O Engenheiro Químico ganhou a bolsa para fazer doutorado sanduíche no Canadá, mas também esclareceu vários aspectos importantes sobre do edital para graduação e mestrado.

>>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá

“O Partiu Intercâmbio é uma das plataformas que sempre busquei informações sobre bolsas de estudo e acredito que o meu relato pode ajudar muita gente”, disse. Óbvio que vai! confiram as dicas dele sobre a bolsa ELAP :

bolsa para semestre de intercâmbio no canadá elap aloisio jr partiu intercambio

Bolsa ELAP para um semestre de intercâmbio no Canadá

“Formei-me em Engenharia Química na UFRJ e fiz meu mestrado também na mesma instituição. Logo após, comecei a trabalhar como engenheiro químico. Como sempre gostei de estudar, vislumbrei o doutorado há alguns anos e tive liberação da empresa onde trabalho para fazê-lo porque também sou pesquisador na empresa e há incentivo para estudar.

Busquei a possibilidade de fazer doutorado sanduíche. Li vários papers de um professor de uma universidade canadense, Dalhousie University, e vi que ele era perfeito para a supervisão. A pergunta que ficou era como conseguiria financiamento para a etapa no exterior. Tive a ideia de mandar um primeiro e-mail para o professor para ser orientado por ele.  E ele respondeu que sim!

>> Vanier: bolsas para doutorado no Canadá

Como conseguir orientador para doutorado sanduíche no Canadá?

Depois, mandei um segundo e-mail perguntando se ele sabia de bolsas de estudos. O professor entrou em contato com o setor de relações internacionais da universidade e eles apontaram a bolsa ELAP. Foi assim que fiquei sabendo da oportunidade. Inclusive, muita gente realça que tomar a iniciativa e escrever para um professor canadense para ser supervisionado por ele é uma atitude de liderança e é isso o que o programa procura.

Tínhamos apenas um mês para submeter a inscrição. No caso da bolsa ELAP para a pós-graduação, que faz a inscrição é a universidade canadense. Como aluno de pós-graduação o processo é mais simples, pois, no caso de graduação, quem envia seus documentos para a universidade canadense é a universidade brasileira. Inclusive há um guia do ELAP na página do Alumni Canadá Brasil onde esse processo é bem explicado!

>>Mitacs Globalink Research Internship: bolsa para pesquisa no Canadá 

bolsa para semestre de intercâmbio no canada elap aloisio junior partiu intercambio

ELAP para um semestre de intercâmbio no Canadá na graduação

Para poder concorrer à bolsa ELAP para um semestre de intercâmbio no Canadá durante a graduação, é necessário um acordo de cooperação entre as universidades – que geralmente leva tempo para ser estabelecido. A dica para a bolsa ELAP para graduação é procurar o setor de relações internacionais/mobilidade acadêmica e já descobrir com quais universidades canadenses a sua universidade no Brasil tem convênio.  Como a bolsa é bastante conhecida, muitas universidades brasileiras já fazem parte do acordo. No caso da sua universidade não ter acordo, aí tem que dar uma incomodada para que eles entrem no edital para que os alunos possam concorrer às bolsas no Canadá.

Para pós-graduação, se não houver convênio estabelecido, entende-se que a mobilidade acadêmica em si já gerará um relacionamento de colaboração entre os professores. No meu caso, meu orientador canadense conversou por e-mail com meus brasileiros e tivemos reuniões por Skype para que os grupos se conhecessem e uma possível colaboração futura pudesse ser estabelecida.

>>Melhores bolsas para intercâmbio gratuito em 2024

Documentação para a bolsa ELAP no Canadá

 aloisio junior na dalhousie university durante doutorado sanduíche na universidade canadense com tudo pago

Depois ler o edital, já tinha em mente que os principais documentos de que precisava eram como cartas de recomendação que atesassem minha capacidade acadêmica e profissional para o programa.  O edital pedia uma carta da coordenação da minha pós-graduação (Proof of full-time enrolment), uma carta de recomendação do meu orientador brasileiro (Letter of support from the home institution), uma carta do orientador estrangeiro e minha carta de motivação.

Para assegurar a melhor documentação possível, interagi bastante com meu orientador no Brasil na confecção da carta e deixei ele ciente de que deveria abordar tudo o que edital pedia. A mesma coisa fiz para a coordenadora da pós. Foram cartas que falaram do meu desempenho acadêmico e do porquê eu era o aluno certo para a bolsa. Também me envolvi com a carta do professor canadense, sempre os lembrando que deveriam abordar todos os campos do edital. Já em relação à minha carta, li em muitos sites, inclusive aqui no Partiu Intercâmbio, sobre como fazer uma boa carta de motivação. Depois de cerca de seis meses, tive a notícia da minha aprovação.

>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá

Como é a bolsa ELAP para intercâmbio no Canadá com tudo pago

Sobre a bolsa, ela é suficiente para ter uma vida modesta e alugar um quarto em república. No caso da Dalhousie University, a bolsa foi administrada pela faculdade e todo mês eu recebia cheques numa conta corrente que abri no Canadá. É importante lembrar que estudantes de pós tenha direito a trabalhar no Canadá (e ele é de graça para bolsistas do programa!).

A universidade retirou da bolsa uma taxa administrativa, além disso, comprou minhas passagens de ida e volta (e translado) e descontou também o plano de saúde (que o era o plano de saúde da universidade oferecido para alunos internacionais). Já no meu primeiro dia do meu semestre de intercâmbio no Canadá eles me entregaram o cheque para o mês. Ouvi de outros bolsistas que algumas universidades dividem o montante em duas parcelas e o aluno tem que comprar as passagens, mas não foi o meu caso!

Tive ótimas experiências acadêmicas na Dalhousie University e tive acesso a orientação constante por parte dos professores, que me ajudaram bastante na minha tese. Em termos culturais, o ELAP foi uma oportunidade única. Foram tantas amizades e aprendizados que tive.”

Dicas para doutorado sanduíche no Canadá com a bolsa ELAP

O Aloísio ainda deu umas dicas pontuais para quem quer pleitear a bolsa ELAP para fazer um doutorado sanduíche no Canadá ou semestre de intercâmbio. São dicas valiosíssimas! Prestem atenção:

  • Sempre se comuniquem com a universidade no Canadá e não tenham medo de perguntar.
  •  Para quem é casado, há a possibilidade de levar cônjuge, inclusive com possibilidade de trabalhar, mas o cônjuge não é isento das taxas do visto.
  •  O ELAP também oferece workshop para alguns de seus bolsistas (ELAP study tour), onde é discutido problemas de interesse do Global Affairs Canada’s. Todos têm direito de se inscrever e são convidados por e-mail. Contudo, você precisa contar porque a participação é importante, uma vez que as vagas são limitadas. Não me inscrevi, pois só chegaria no Canadá em março e o evento aconteceria em fevereiro.
  • O ELAP para doutorado sanduíche no Canadá não exige nenhum teste de proficiência,  ter inglês avançado ajuda a se integrar mais rápido em uma cultura bem diferente da brasileira, inclusive em termos acadêmicos Além disso, o intercâmbio é curto e é para  (5 ou 6 meses para pós e 4 meses para graduação) e é para pesquisar. Obviamente, estar lá melhora a fluência.
  • Existem diversos conversation clubs nas cidades Canadenses e as universidades também oferecem workshops sobre comunicação oral e escrita para estudantes de pós.

Escutem os conselho do Aloísio e se inscrevam para o ELAP! E eu agradeço imensamente ao Aloísio pelo relato e pelo carinho e desejo muito mais sucesso na jornada acadêmica e profissional dele. Inclusive, ele já contou pra gente  sobre a experiência como bolsista da Fulbright nos Estados Unidos!

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

1 comentário em “Bolsa ELAP: intercâmbio no Canadá com tudo pago na pós-graduação”

  1. Nossa, que sonho!
    Tenho 17 anos e estou no meu primeiro semestre de faculdade (psicologia), porém é particular e não sei se tem essa possibilidade de intercâmbio… Tenho inglês fluente e sempre sonhei em viajar, seja pra estudar ou trabalhar, qualquer coisa. Conheci o site agora, e sempre vou estar buscando informações sobre. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais