Sim, existe bolsa de estudos para quem trabalha!

Início » Bolsas de estudo » Programa Humphrey: a bolsa de estudos para quem trabalha poder fazer intercâmbio

doutorado

O título parece meio maluco, eu sei! mas vivo recebendo e-mail de leitores que perguntam se não existe algum tipo de bolsa de estudos para quem trabalha e não está mais estudando. Existe, sim 🙂 uma delas é o programa Hubert Humphrey da Comissão Fulbright. A bolsa de estudos é exclusiva para que profissionais em meio de carreira possam fazer intercâmbio. Ou seja, gente que já saiu da faculdade faz um tempinho e quer uma oportunidade fazer um curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos com tudo pago por 11 meses. O programa é voltado para profissionais brasileiros do setor público ou do terceiro setor (ONGs).

Para poder se inscrever é necessário ter – pelo menos – cinco anos de experiência depois de formado, ser brasileiro, ter uma graduação em uma das áreas do programa (a lista tá mais abaixo),  não ter estudado um ano ou mais em universidade norte-americana nos últimos sete anos (até agosto de 2016) e não ter experiência de mais de seis meses nos EUA nos últimos cinco anos (até agosto/2016). As inscrições podem ser feitas pelo site da Fulbright até 13 de junho de 2015. A seleção também exige que os candidatos tenham fluência em inglês, porém candidatos qualificados que não tenham nível de inglês suficiente podem ser indicados para receber bolsa para curso do idioma antes do curso na área específica.

A bolsa cobre todas as despesas dos selecionados. Como se isso não fosse suficiente, ser bolsista da Fulbright por si só é daquelas coisas que turbina o currículo de qualquer um e abre portas para diversas oportunidades (dá uma olhadinha neste depoimento de um bolsista Fulbright para entender melhor do que eu estou falando ;)). Durante os 11 meses de bolsa nos EUA, os participantes terão oportunidade de ampliar e adquirir experiências profissionais relacionadas às suas áreas de trabalho, numa combinação acadêmica e profissional. As candidaturas serão avaliadas pelo comitê de seleção aqui no Brasil, que indicará os candidatos brasileiros ao Comitê Internacional, responsável pela seleção final.

Candidatos das seguintes áreas que podem concorrer à bolsa do programa Humphrey:
Desenvolvimento Sustentável:
– Desenvolvimento e Economia Agrícola;
– Manejo de Recursos Naturais e Meio Ambiente;
– Mudanças Climáticas e Políticas Ambientais;
– Planejamento Urbano e Regional.

Fortalecimento de Instituições Democráticas:
– Comunicação/ Jornalismo;
– Política e Gestão de Tecnologia (com foco em inovação);
– Tráfico de pessoas (políticas públicas e prevenção).

Saúde Pública:
– Drogas (Educação, Prevenção e Tratamento);
– Saúde Mental;
– Políticas e Administração de Saúde Pública;
– HIV/AIDS política e prevenção

Dúvidas podem ser enviadas para o email: hhh@fulbright.org.br 😉

Faça sua inscrição para o programa Humphrey
Leia o edital completo

Veja outras oportunidades da Fulbright
Veja mais sobre bolsas de estudos nos Estados Unidos

COMENTÁRIOS

5 respostas para “Programa Humphrey: a bolsa de estudos para quem trabalha poder fazer intercâmbio”

  1. Andréa Ascenção disse:

    Oi, Bruna, tudo bem?

    Eu estou terminando o primeiro semestre de um curso de inglês em SP e tenho grande interesse em fazer um intercâmbio qdo chegar ao nível intermediário. Meu principal objetivo é conseguir fluência na língua. Sabe se existe alguma bolsa para isso?

    Outra dúvida, sabe se além do Fulbright existe algum outro que ofereça bolsas de estudo para jornalistas em outros países de língua inglesa?

    Desde já, obrigada!

    • Andréa, obrigada pelo comentário. Tudo que eu sei de intercâmbio está aqui no blog. Existem vários programas pra jornalistas e diferentes bolsas pra diferentes tipos de programa. É só dar uma vasculhadinha nos arquivos e você vai encontrar um monte de coisa legal 🙂

  2. Gê Belique disse:

    Sou advogada recém formada e estou no meu primeiro ano de exercício profissional. Faço 30 anos em agosto/2015 e já fiz 2 intercâmbios culturais nos EUA nos anos de 2003 (High School) e 2006 (Au Pair). Gostaria muito de conhecer programas de intercâmbio que atendem ao meu perfil de profissional liberal recém formada, porém com idade mais avançada. Amo viajar, trabalhar e estudar no exterior porque me sinto mais pertencente ao mundo.

  3. […] de ensino de português nos EUA e um programa para profissionais em meio de carreira fazerem curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos. Na página no Facebook da Fulbright, são postadas todas as oportunidades em aberto, links […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *