5 bolsas para estudar na europa partiu intercambio0

5 bolsas para estudar na Europa que você precisa conhecer

Veja as 5 bolsas de estudo na Europa que todo mundo que quer muito fazer intercâmbio – mas tá sem grana –  precisa conhecer:

1 – Programa Chevening de mestrado no Reino Unido

O programa Chevening é um dos mais famosos e mais conceituados quando se fala em bolsas na Europa. Todos os anos por volta do mês de agosto, o programa abre seu edital de bolsas de estudos para fazer mestrado no Reino Unido. A bolsa Chevening é sensacional e cobre todos os custos dos bolsistas no Reino Unido, que é um lugar caríssimo pra estudar e viver. Já tivemos o privilégio de entrevistar dois bolsistas que deram dicas para ganhar a bolsa Chevening e contaram das suas experiências fazendo mestrado no Reino Unido. O processo de seleção da Chevening é beeem longo, então, você tem que ter persistência para não abandonar o projeto no meio.

>> Veja mais bolsas para estudar no Reino Unido

2 – Orange Tulip Scholarship para estudar na Holanda

A Holanda é um ótimo destino para quem quer bolsas de estudo na Europa: as universidades são super conceituadas e muitos programas são completamente em inglês. O programa Orange Tulip Scholarship do Nuffic Neso, órgão oficial do governo holandês, abre todos os anos e oferece bolsas para graduação e mestrado no país para brasileiros. Cada universidade tem seu edital próprio de bolsas para o programa, então, tem que ler bem o edital e ver que tipo de bolsa é ofertada para o curso que você procura. O edital abre sempre no segundo semestre e se encerra por volta de abril. O importante é saber que primeiro você precisa se candidatar para a universidade na Holanda, pois sem isso você não pode concorrer ao Orange Tulip Scholarship.

> > Veja todas as bolsas para estudar na Holanda

3 – Fundação Carolina e suas bolsas para estudar na Espanha

Em meados de dezembro, a Fundação Carolina abre seu edital de bolsas de estudos para estudar na Espanha. As bolsas contemplam coisas bem diferentes: mestrado, doutorado, mestrado profissionalizantes, aperfeiçoamento de funcionários públicos e, em alguns editais, cursos de verão em universidades da Espanha. O edital é voltado somente para estudantes da América Latina e o apoio que cada bolsa oferece varia: algumas são completas, outras cobrem apenas o custo do curso. Então, tem que ver direitinho o curso pelo qual você se interessa e ver qual o que a bolsa específica para ele oferece. Sempre que o edital abre a gente divulga aqui no Partiu Intercâmbio e é uma correria: as bolsas são beeem disputadas.

>>> Veja todos os editais de bolsa para estudar na Espanha

4- DAAD e as bolsas  de estudo na Alemanha

Eu sou suspeita pra falar, afinal, fui bolsista do programa EPOS do DAAD – fiz meu mestrado em International Media Studies na Deusche Welle, em Bonn, e foi uma experiência incrível – mas o programa focado em cursos ligados ao desenvolvimento sustentável na Alemanha oferece ótimas bolsas de estudo na Europa. O programa EPOS dá bolsas completas para cursos de diversas áreas (tem pra economia, jornalismo, biologia, geografia, geologia, engenharia, sociais, direito, matemática e muitos outros cursos) e em diversas cidades da Alemanha. A maioria dos cursos oferecidos pelo programa do DAAD é para mestrado, mas há também algumas bolsas para doutorado no programa. A boa notícia é que 90% dos cursos oferecidos são em inglês, então, não precisa ter medo de estudar na Alemanha por causa do alemão! Além disso a bolsa cobre seguro-saúde, passagem de ida e volta, bolsa mensal e, em diversos casos, até uma grana extra caso você precise viajar por conta da sua pesquisa. O DAAD também tem o programa Helmut Schmidt de bolsas de mestrado na Alemanha em Políticas Públicas e Boa Governança e uma porção de bolsas para doutorado na Alemanha.  Ou seja: melhor bolsa para estudar na Alemanha não há.

>> Veja todas as bolsas para estudar na Alemanha

5- Programa Erasmus Mundus de bolsas de estudo na Europa

O programa Erasmus Mundus Joint Master Degrees levam você para estudar com bolsa na Europa em, pelo menos, dois países!!! Olha que proposta maravilhosa, genteee! Sim, são cursos de mestrado de dois anos em todas as áreas do conhecimento com tudo pago.  A maioria dos cursos é inglês e tem bolsa para estudar em Portugal, na Espanha, na Alemanha, na Estônia, na Noruega…. em todos os cantos da Europa. Publicamos aqui no Partiu uma lista com todos as bolsas de estudo na Europa do programa Erasmus. É só ficar ligado nesse link para saber sempre quais cursos estão em cada chamada.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Onde encontrar mais bolsas para estudar na Europa?

Essa foi só uma primeira listinha de bolsas para estudar na Europa, no vídeo abaixo falamos de mais outras bolsas para estudar em países como a França, Dinamarca e a Itália.

+ Bolsas de estudos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

 >>> O que precisa para estudar na Europa?

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

4 comentários em “5 bolsas para estudar na Europa que você precisa conhecer”

  1. Amei o post e amo o site! Nesse post só senti falta das datas de abertura das inscrições, é bom pra gente ficar ligado e não perder :))

    1. Talita, obrigada 🙂 não colocamos datas porque elas variam bastante de ano pra ano. Mas é só guardar os links dos editais que quando eles abrem, atualizamos. E se você quer receber alertas sobre quando eles abrem, é só entrar na nossa newsletter 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais