Início » Bolsas de estudo » Como conseguir uma bolsa para estudar na França?

Como conseguir uma bolsa para estudar na França

Você vive se perguntando sobre como conseguir uma bolsa para estudar na França? Usando um buscador de bolsas, óbvio! Mas não, dessa vez não estamos falando do buscador do Partiu Intercâmbio 🙂 A agência do governo francês para promoção do ensino superior, o Campus France, desenvolveu um buscador para encontrar oportunidades no país. É o CampusBourses, o buscador do Campus France para encontrar bolsas de estudos na França feita especialmente para estudantes estrangeiros.

 

Como usar do buscador de bolsas do Campus France?

A ferramenta é super simples e  facilita muito a vida de quem quer encontrar uma bolsa para estudar na França. Ela  pode ser acessada em francês, inglês e espanhol. Nela, é possível encontrar informações sobre tipos de bolsas e disponibilidade. O banco de dados com as bolsas para estudar na França reúne oportunidades de auxílio financeiro para estudar na França oferecidas pelos governos francês e brasileiro, pelas regiões francesas e pela União Europeia, além de programas de organizações internacionais não-governamentais e instituições de ensino.

Além disso, dá para buscar também por área do conhecimento, tipo de curso (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado) e nacionalidade. Afinal, existem bolsas diferentes para pessoas de diferentes países. As bolsas têm prazos de candidaturas e requisitos diferentes, por isso, tem que ler bem o edital de cada uma delas. Aqui no Partiu intercâmbio vocês podem ver quais bolsas para estudar na França estão com inscrições abertas agora 🙂

 

O que precisa para estudar na França?

Entre 600 e 1,2 mil euros, é o que um estudante precisa para viver na França. O valor mais baixo é o mínimo necessário para viver em cidades menores, o mais alto diz respeito ao custo de vida na capital francesa. Na França, os estudantes podem pedir à CAF (órgão do Estado) uma ajuda para a moradia que pode chegar a até 40% de reembolso do seu aluguel. O cartão de estudante dá direito a vários descontos, como museus, restaurantes, transportes públicos, entre outros.

>>> Governo oferece bolsas de mestrado e doutorado na França
>>> Veja bolsas para estudar na França

E talvez você não saiba, mas estudar na França é super barato (em comparação com outros países da Europa). Isso acontece porque estrangeiros e franceses pagam exatamente a mesma coisa para estudar por lá e sempre há a possibilidade de morar em moradias estudantis ou pedir o auxílio moradia explicado acima para o governo.

Um requisito básico para estudar na França é o nível de Francês B2.  Durante a candidatura para as universidades, os estudantes apresentam um dossiê com currículo, carta de motivação e histórico dos estudos. Na candidatura feita pelo portal do Campus France, os candidatos escolhem cinco ou seis universidades francesas onde querem estudar. Logo que tudo isso é feito, o Campus France faz o resto. O estudante será convocado numa Aliança Francesa para uma entrevista para comprovar seu nível de francês e demonstrar a sua motivação.

Quanto custa estudar na França?

Universidades – 200 a 400 euros por ano
Escolas de Engenharia – 600 euros por ano
Escolas de Arquitetura – 400 a 900 euros por ano
Escolas privadas – 5.000 a 12.000 euros por ano

 

Acesse o buscador de Bolsas do Campus France
Faça sua candidatura online para universidades na França

COMENTÁRIOS




Newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

[X]

Obrigado!
Cadastro realizado com sucesso!