Início » Relatos de intercambistas » Bolsista dá dicas sobre a seleção para o mestrado para professores de inglês na Inglaterra
Larissa Goulart bolsa para professores de inglês na inglaterra hornby scholarship 2016 bolsa mestrado Inglaterra dicas

Larissa e toda a turma do mestrado em English Language Teaching na Universidade de Warwick

Pra muita gente, o sonho de estudar na Inglaterra parece uma coisa impossível. Afinal, a libra tá pela hora da morte, os cursos lá são caros e as bolsas super concorridas. Aí, vem essa louca do Partiu Intercâmbio (eu, no caso) e diz “vai lá, se joga, se inscreve, a pior coisa que pode acontecer é você não ser aceito“. Por que eu faço isso, porque é verdade!

A Larissa Goulart, por exemplo, é uma guria super inteligente e esforçada, estudou Letras Inglês/Português na UFRGS e durante um bom tempo deu aulas no Inglês sem Fronteiras lá em Porto Alegre. Mais de uma vez, contei com a ajuda dela para falar de Ciências sem Fronteiras e os cursos do ISF aqui no blog. Talvez, como muitos de vocês, ela também achasse meio impossível ir estudar na Inglaterra com tudo pago.

Pois bem, quando a bolsa de mestrado para professores de inglês na Inglaterra da Hornby apareceu, a Larissa simplesmente se inscreveu e agora está em Convetry toda contente e super realizada estudando com tudo pago. Ela me escreveu para contar das inscrições abertas e eu pedi para que ela dividisse com a gente a experiência dela por lá. Confiram:

bolsa mestrado Inglaterra dicas bolsista hornby 2015 larissa goulart university of warwick

“Quando eu fiquei sabendo da bolsa de mestrado para professores de inglês na Inglaterra eu nem queria concorrer porque parecia muito difícil, era uma bolsa para todo o Brasil, mas por insistência da minha orientadora eu me inscrevi e acabei ganhando (pensei na Bruna dizendo que é importante tentar todas as bolsas).

A seleção tem várias fases na primeira tu te inscreve online, vão ter muitas perguntas como: por que tu quer fazer o mestrado na Inglaterra? De que forma isso vai ser relevante no teu futuro profissional? Tem que dar também uma breve (na minha foram 500 palavras) ideia sobre qual seria teu projeto de mestrado. É bom separar um tempo para responder tudo e revisar várias vezes. A segunda fase é uma entrevista, a minha foi por telefone, em que vão te perguntar de novo sobre a tua experiência como professor, como o mestrado vai ser bom para outras pessoas, sobre como tu acha que pode melhorar teu inglês, etc.

bolsistas de 2016 da A.S.Hornby Educational Trust scholarship

Larissa Goulart, a brasileira ganhadora da bolsa em 2015, e os outros professores da 11 A.S.Hornby Educational Trust scholarship

DICA 1: É muito importante mostrar o impacto que tua pesquisa vai ter. A ideia dessa bolsa é colaborar com o ensino de inglês naquele país então tu tem que mostrar que teu projeto vai fazer a diferença para várias pessoas.

Veja mais:

>>> Bolsas para estudar no Reino Unido
>>> Todas as bolsas com edital aberto
>>> Encontre mestrados no Reino Unido

Depois disso é que tu te inscreve no mestrado da Universidade de Warwick. O mestrado aqui se chama Master of Arts in English Language Teaching e tem várias opções de especialidades que tu pode seguir (avaliação, ensino de inglês para crianças, ensino de inglês acadêmico, ensino de inglês através de tecnologias). A seleção da faculdade é toda online e tu vai ter que preencher vários formulários com perguntas sobre a tua experiência como professor de Inglês.

A bolsa custeia não só teu mestrado, tu também recebe um valor mensal para cobrir custos de vida. Além disso ainda cobre passagem, visto e seguro saúde. Ser um Hornby é muito mais do que fazer um mestrado na Inglaterra tu vai ter oportunidades de visitar escolas aqui, de apresentar no congresso internacional de professores de inglês. Existe uma comunidade de ex-hornbies que vão te ajudar com pesquisas e projetos enquanto tu estiver no Reino Unido, mas depois também. Uma vez Hornby para sempre Hornby.
A universidade de Warwick é uma das melhores universidades do Reino Unido ela fica na cidade de Coventry que é bem no meio da Inglaterra. Uma das coisas que eu mais gosto do mestrado aqui é interagir com pessoas do mundo inteiro, na minha turma tem pessoas de mais de 20 países diferentes!

bolsa mestrado Inglaterra dicas larissa goulart

A Larissa fez questão de mandar essa foto para mostrar que tem sol em Coventry 🙂

O mestrado aqui só dura um ano então é bem corrido, exige muita dedicação e muitas horas na biblioteca, a vantagem é que tu tem ajuda não só dos professores do teu curso, mas também de assistência ao estudante estrangeiro, ou ao estudante de pós-graduação. Como se a universidade já não fosse perfeita, a cidade fica a uma hora de Stratford-upon-Avon onde fica o teatro do Shakespeare e a duas horas de Londres.”

Quer ir estudar na Inglaterra também? Então te inscreve para a bolsa de mestrado para professores de inglês da Warwick!

Veja também:
>>> Bolsas para estudar no Reino Unido
>>> Todas as bolsas com edital aberto
>>> Encontre mestrados no Reino Unido

 

PS: Uma das coisas mais bonitas da vida é quando alguém lembra de você por uma coisa boa. Eu adoro postar os relatos de intercâmbio dos leitores cada história é única e conta dos sonhos, das lutas, das vitórias e das aspirações de gente que, muitas vezes, eu nunca tive o prazer de conhecer pessoalmente. Obrigada, Larissa, por ter lembrado de mim! E se esse blog já ajudou você de alguma forma, pode me escrever! Esse tipo de coisa me deixa imensamente feliz e me ajuda a seguir com o trabalho aqui! Beijos e se inscrevam aí!

 




Newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

[X]

Obrigado!
Cadastro realizado com sucesso!