Início » Bolsas de estudo » Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos
Foto: Sylwia Bartyzel, Unsplash

Foto: Sylwia Bartyzel, Unsplash

Encontrar uma bolsa de estudos para fazer intercâmbio no exterior não é assim tãããão difícil, mas requer tempo, insistência e paciência. Neste post aqui, eu já até falei sobre como ganhar uma bolsa de estudos no exterior e hoje eu resolvi falar sobre como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos. Obviamente que tudo que está aqui não esgota todas as possibilidades possíveis e imagináveis de se encontrar uma bolsa de estudos. A internet é enorme e cheia de sites e programas que eu não conheço. Por isso, se você souber de algo muito legal que não está aqui, não seja egoísta! Deixe um comentário no post e eu adiciono na lista 🙂

 

Bolsas para fazer ensino médio nos Estados Unidos:

Diversos programas de varias organizações oferecem bolsas de estudos para fazer intercâmbio no Ensino Médio no Exterior e mais especificamente nos Estados Unidos. Dois programas mais  conhecidos são o Global Citizen of Tomorrow do AFS e o Jovens Embaixadores da Embaixada Americana nos Brasil. Os dois concursos são anuais e eu sempre anuncio aqui no blog. A World Study também realiza um concurso anual de bolsas de estudos de High School no exterior, normalmente, EUA é um dos destinos contemplados. Além disso, fundações como a UWC BrasilRotary e Estudar também oferecem essa modalidade de bolsas.

> Veja bolsas para o Ensino Médio nos Estados Unidos
>>> Entenda como funciona o intercâmbio durante o Ensino Médio

 

Bolsas para fazer faculdade nos Estados Unidos:

Para poder fazer graduação nos Estados Unidos existem dois caminhos: se inscrever direto em uma universidade americana e torcer para conseguir uma bolsa – várias instituições oferecem bolsas ou ajuda de custo para alunos de excelência – ou se inscrever para alguns dos programas que oferecem bolsas.
O Education USA é um ótimo lugar para começar a procurar orientação. Eles são o órgão oficial dos Estados Unidos no mundo inteiro, têm diversos escritórios por todo o Brasil e são especializados em ajudar estudantes a conseguir uma vaga em universidades americanas. Além disso, eles também possuem o programa Oportunidades Acadêmicas. O programa anual cobre todos os gastos dos selecionados para tentar uma vaga em uma universidade americana – os custos com traduções e testes especiais podem chegar até 3 mil dólares – e oferece todo o auxílio do Education USA para que a candidatura seja feita da melhor maneira possível.

A Fundação Estudar também possui um programa de bolsas de estudos e um programa gratuito para auxiliar na preparação de candidatos para aplicar para as universidades americanas, o prep course.

Além disso, o IIE (International Institute of Education),  possui um buscador MUITO LEGAL com um extenso banco de dados de bolsas, bolsas e subsídios organizadas e mantidas pelo Instituto de Educação Internacional. O Funding US Study inclui todos os tipos de programas de financiamento para todos os níveis de estudo superior em todas as áreas do conhecimento.

como encontrar uma bolsa para estudar nos estados unidos

No buscador, você pode especificar por tipo de curso, cidade, estado, instituição ou programa. Ou seja, vale a pena passar umas boas horas navegando pelas diferentes bolsas no site do IIE.

O site Scholarship USA também possui dicas de boas oportunidades para graduação e pós nos Estados Unidos. Porém, o site é meio, ahm, bagunçado… mas isso não importa. O que importa é poder ganhar uma bolsa 😉

Além dessas bolsas mais “genéricas”, que abrangem muitas áreas do conhecimento de uma vez só, eu sempre publico aqui no blog chamadas para bolsas mais específicas e outros tipos de cursos. É só salvar o link para bolsas de estudos no seus favoritos ou cadastrar seu email para receber nossos posts e nunca mais perder uma oportunidade divulgada aqui 😉

Precisa saber inglês para fazer intercâmbio?

> Veja bolsas para fazer graduação nos Estados Unidos

 

Bolsas para fazer pós-graduação nos Estados Unidos:

Assim como na graduação, dá para procurar por bolsas nos próprios sites das universidades. Todos os institutos citados para bolsas de graduação também oferecem bolsas e oportunidades de cursos de mestrado e doutorado nos Estados Unidos. Além deles, também se pode procurar o  Instituto Ling, que possui bolsas de mestrado nos Estados Unidos nas áreas de Liderança, Engenharia, Administração, Direito e Comunicação.

O Education USA também oferece o programa Oportunidades Acadêmicas para quem quer fazer mestrado nos Estados Unidos. Mas quando o assunto é bolsa de doutorado e pós-doutorado nos Estados Unidos, ninguém tem mais experiência e prestígio do que a Comissão Fulbright. A instituição possibilita o intercâmbio de brasileiros nos Estados Unidos e de americanos no Brasil. O foco das bolsas da Fulbright é possibilitar a professores e pesquisadores uma experiência única e diferenciada de imersão nos EUA nas melhores universidades do país. Além dos programas de doutorado e pós-doutorado, eles também possuem um programa de mestrado na área de roteiro cinematográfico, um programa de ensino de português nos EUA e um programa para profissionais em meio de carreira fazerem curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos. Na página no Facebook da Fulbright, são postadas todas as oportunidades em aberto, links interessantes sobre estudar nos Estados Unidos, outras oportunidades de bolsa e depoimentos de Fulbrighters. Vale a pena curtir 😉

> Veja bolsas para fazer mestrado nos Estados Unidos

 

Essas são as fundações que ajudam a encontrar uma bolsa para estudar nos Estados Unidos que eu conheço! E todas elas estão no buscador de bolsas de estudos do Partiu Intercâmbio! Aqui eu explico bem direitinho como o buscador de bolsas funciona e obvio que esse post não esgota as possibilidades de bolsas nos Estados Unidos que existem, mas se vocês souberem de algo que não está aqui, deixem um alô nos comentários e eu complemento o post.
beijo 🙂

Siga no Flipboard:

View my Flipboard Magazine. View my Flipboard Magazine.

COMENTÁRIOS

  • Ane

    Para conseguir uma bolsa de estudos, falar fluentemente inglês é um requisito para inscrição ou isso fica na responsabilidade do aluno?

  • Wallace Eduardo

    Eu quero conseguir uma bolsa de intercambio para aprender o idioma

  • Gerlayne

    Bom Dia, Tenho 20 anos ,moro em Alagoas/ Maceió . Terminei o ensino médio em 2015, e queria muito ganhar uma bolsa pra graduação em Direito no EUA. Como faço pra conseguir??? Sera que tenho chance de conseguir ??

  • Bia

    Oi Bruna, eu gostaria de saber se existe um limite de idade ou algo do tipo… Sinto que estou muito velha pra entrar em alguma universidade lá. Tenho 24 anos

  • Claudia

    Boa Noite Bruna, meu filho faz High School no Brasil, quando se formar no ensino médio aqui, ele recebe 2 diplomas, o brasileiro e o americano. Queria saber como faço para garantir uma bolsa para ele no USA para fazer faculdade. Qual o programa que você acha mais indicado nesse caso?

  • Osvaldo Baptista

    Ola Bruna necessito da tua ajuda eu sou Angolano
    e necessito muito de uma bolsa nos EUA e não sei como conseguir. o que faço?

    • Osvaldo, infelizmente, eu não sei muito como as coisas funcionam para Angolanos. Você já procurou a Comissão Fulbright aí em Angola? Acho que eles podem te ajudar melhor que eu! Boa sorte

      • Osvaldo Baptista

        Ainda mais de qualquer das formas muito obrigado pelo atendimento

  • Flavia Yamamoto

    Boa tarde
    Meu nome é Flavia e estou cursando o ensino fundamental. Gostaria de mais informações sobre bolsa de estudo no EUA. Tenho muito interesse em fazer o ensino medio la.
    Muito Obrigada

  • Melissa

    Gostaria de saber se existe bolsa para iniciar o ensino superior na área da saúde preferência enfermagem? Meu sonho é fazer intercâmbio nos EUA, Canadá ou Coréia do Sul. Quais cursos tem mais chance de conseguir uma bolsa?

  • leticia

    Oi Bruna, eu quero saber se, se eu ganhar uma bolsa para os estados unidos eu posso escolher o lugar ? ou até mesmo pagar? ( Sou louca por Connecticut )

    • Geralmente, você já sabe para onde é a bolsa quando se inscreve… sendo assim, você mais ou menos escolhe o lugar para onde vai.

  • Jeferson Alves

    Oi Bruna, terminei o Ensino Médio em 2014 e queria saber se existem bolsas pra iniciar um ensino superior fora. De preferência nos Estados Unidos ou Canadá, porém se tiver em outros lugares me diz também.
    Obg!

  • Pingback: Bolsa para fazer graduação nos EUA? O oportunidades acadêmicas te ajuda a conseguir()

  • Já estou a uns 3 anos procurando alguma bolsa que realmente me ajude a fazer um mestrado ou pós graduação fora do Brasil. De preferência cursos em inglês nos EUA, Canada, Inglaterra, Barcelona, Suécia entre outros países. O problema é que quando encontro bolsas elas oferecem no máximo 10mil $, o que mesmo assimm não me auda muito, uma vez que todos os curso das áreas que me interessam (motion graphic design/animação e tecnologia criativa) geralmente ficam entre 36il e 56mil$ de tuition ao ano, mais os gastos com custo de vida. Enquanto isso tento juntar $ mas com o dollar cada vez mais caro fica cada vez mais distante esse estudo no exterior. sem contar que ter um custo desses pra voltar ao Brasil e não receber nenhuma vantagem profissional ou ser valorizado pelo estudo a mais também desanima bastante, ou pelo menos me obriga a esoler com muito cuidado aonde e porque me endividar. :/

  • Pingback: Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos | RP SERVICE – FACILITANDO A SUA VIDA!()

  • Francisco Adeone

    Olá Bruna, eu gostaria de saber mais se quando agente ganhar a bolsa de estudos vamos ter que pagar algo ou eles arcão com todas as despesas. To tentando conseguir uma bolsa de estudos nos Estados (Administração )

  • Cíntia Zuccon

    Olá Bruuna.
    Estou me formando esse período e tenho o desejo de fazer uma pós graduação nos EUA. Estou meio perdida pelo seguinte: a partir do momento que eu fizer uma pós fora o meu curso de Engenharia vale internacionalmente?
    Será que pra essa área é fácil conseguir algum tipo de bolsa de estudos?

    Atenciosamente,
    Cíntia

    • Cíntia, a questão da validade varia muito dependendo do curso e do país. O MEC/MInistério da Educação que regula isso. Em via de regra, se sua pós tiver dois anos e você fizer um trabalho de conclusão vale como um mestrado, se não fica mais complicado. Se você quer fazer a pós para depois poder fazer doutorado ou dar aula aqui no Brasil, a revalidação é indispensável. Se sua intenção for apenas turbinar seu currículo e conseguir melhores oportunidades, validar o diploma vai depender se seu futuro empregador vai exigir isso ou não.

  • Wilner figrod

    Oi meu nome é wilner , tenho 18 anos estou no 6 semestre de matemática, vou me formar no final de 2016, eu gostaria de saber o que tenho que fazer pra fazer uma pos graduação em matemática nos Estados Unidos, meu tio mora em new orleans , ele disse que vai me dar total apoio pra estudar, vc sabe se tem alguma instituição em new orleans que oferece bolsa de pos graduação em matemática?

    • Wilner, a melhor maneira é entrar em contato com as universidades que te interessam. Nos Eua, eles seguido oferecem bolsas quando o candidato tem bom currículo e vem de fora do país.

  • Meliodas

    Oi, tudo bem contigo? gostaria de saber se tem alguma bolsa para estudar inglês no exterior, tipo não é faculdade ou curso técnico, é só um curso de inglês msm. 🙂

  • PauloDarkForce .

    Oi Bruna, não sei se você pode me ajudar. Eu gostaria de imigrar para os EUA definitivamente. O problema é que com visto de estudante ou turista, não posso trabalhar, e também não quero ir ilegal. Se você tiver alguma ideia sobre isso, ou conhecer alguém que possa me orientar, eu agradeço muito. Obrigado! Bjo!

    • Paulo, infelizmente, não tenho como te ajudar nessa. Já tentou comunidades de brasileiros nos EUA no Facebook?

      • PauloDarkForce .

        Para dizer a verdade ainda não, mas pode ser uma boa ideia. Um amigo que é americano, disse para eu ir como estudante mesmo, e tentar criar algum vínculo com eles, para que de alguma maneira, possa ir renovando minha estadia. Mas obrigado pela sua atenção. Bjo!

  • Anna Julia

    estou no 8° ano e da qui dois anos entrarei no ensino médio. Gostaria de saber oq devo fazer para conseguir uma bolsa no high school quando sou menor de idade.

  • qLuan Rafael

    Olá Bruna! Obrigado por estes posts maravilhosos que você sempre nos oferece!
    Bruna, minha dúvida é a seguinte: se eu conseguir uma bolsa para graduação nos Estados Unidos, eu posso trabalhar enquanto faço a graduação? Ah! E o nível de exigência do inglês é sempre B1, ou muda de acordo com as instituições?

    • Luan, o nível de exigência sempre muda de acordo com o curso e a universidade. B1 é o mínimo do mínimo. Se você tem uma bolsa você geralmente não precisa trabalhar. Mas as próprias universidades sempre têm algumas vagas para trabalhar na biblioteca ou em outras partes do campus.

  • Sophia Lenzzer

    Esse post só confirma que estou no lugar certo. Minha escola tem apoio e parceria com o Consulado americano e somos constantemente indicados para ter palestras com pessoas da ONU, do consulado e também somos indicados para programa de bolsa no exterior. Só este ano,quatro pessoas já vão para o exterior,em uma escola com 200 alunos,oq mostra que a chance é grande,já que acabamos de sair do primeiro bimestre. O melhor de tudo é que a escola é pública e a prova pra entrar não é muito difícil. Se alguém for do Rio de Janeiro e quiser saber mais é só procurar…

    Site do jornal da escola: http://www.interculturalnews.com.br

    Site da escola: http://www.interbrusa.com

    Fan page do jornal: intercultural news

    Fan page da escola: inter-BrUsa / ensino médio intercultural Brasil Estados Unidos

    Tem também um projeto muito legal,chamado PIG , que todas as turmas desenvolvem e 2 das 8 turmas tem fan page:

    PIG da 1002 – Projeto Pequenos Grandes Leitores

    PIG da 2001 – Share the Love

    Se você é do estado do Rio de Janeiro,vale suuuper à pena…

  • Sophia Lenzzer

    Esse post só confirma que estou no lugar certo. Minha escola tem apoio e parceria com o Consulado americano e somos constantemente indicados para ter palestras com pessoas da ONU, do consulado e também somos indicados para programa de bolsa no exterior. Só este ano,quatro pessoas já vão para o exterior,em uma escola com 200 alunos,oq mostra que a chance é grande,já que acabamos de sair do primeiro bimestre. O melhor de tudo é que a escola é pública e a prova pra entrar não é muito difícil. Se alguém for do Rio de Janeiro e quiser saber mais é só procurar…

    Site do jornal da escola: http://www.interculturalnews.com.br

    Site da escola: http://www.interbrusa.com.br

    Fan page do jornal: intercultural news

    Fan page da escola: inter-BrUsa / ensino médio intercultural Brasil Estados Unidos

    Tem também um projeto muito legal,chamado PIG , que todas as turmas desenvolvem e 2 das 8 turmas tem fan page:

    PIG da 1002 – Projeto Pequenos Grandes Leitores

    PIG da 2001 – Share the Love

    Se você é do estado do Rio de Janeiro,vale suuuper à pena…

  • Pingback: Como conseguir uma bolsa para estudar fora do país | Fio da Miada()

  • Paulo

    Fui pela Fulbright e ela é realmente a bolsa mais respeitada, mas há muitas outras que o interessado pode encontrar nos sites das universidades, geralmente em links do tipo “scholarship & funding”. Normalmente isso envolve trabalho em meio-período na administração da universidade, como TA (Teaching Assistant) ou RA (Research Assistant). Recomendo muita pesquisa e determinação – essas coisas são muito valorizadas na seleção. Boa sorte!

    • Talita Santos

      Oi Paulo, vc entrou na faculdade com quantos anos?Tenho 21 e perdi a esperança de entrar numa faculdade boa nos EUA.

  • Lucas

    Acho melhor eu começar a juntar dinheiro para fazer meu intercambio por que bolsa eu já vi que eu não vou conseguir… Já tenho acompanhado o seu blog há um tempo e nunca aparece nada em que eu me encaixe. 🙁

    Considerando o meu caso você podia postar lugares pra fazer intercambio sem juntar uma fortuna. Sei que você entende mais de bolsas, mas se você tiver alguma experiencia com intercambio barato (menos de dez mil reais, por aí…) Ah, e se você conhecer algum blog que fale desse assunto, seria legal se vc pudesse divulga-lo com a gente também…

    Enfim, muito obrigado desde já. Abçs! o/

    • Lucas, o importante é ficar de olho e não desistir! Você viu o post sobre a África do Sul? Lá sai bem em conta fazer intercâmbio. Outra opção bacana é ir para lugares que te possibilitem trabalhar, como a Irlanda. Ou fazer programas de Work & Study nos EUA, Canadá ou Austrália. Aí você pelo menos recupera um pouco da grana investida. Mas não desiste. Nesse link aqui: http://partiuintercambio.org/orcamento-intercambio/ você pode exsplicar o que você está procurando e pedir um orçamento pros nossos parceiros. Quem sabe te dê uma luz 🙂
      beijo

      • Lola

        Ela disse tudo! Independente de qualquer obstáculo, não desista! Se você já começar a sua pesquisa se sentindo um derrotado, não irá chegar a lugar nenhum. Pensamento positivo atrai coisas boas, foi assim que consegui uma bolsa. Pesquise com fé que uma hora a bolsa chega até você. Boa sorte!

    • Sophia Lenzzer

      Olá, se você for do Rio de Janeiro ainda existe uma ótima oportunidade. Minha atual escola, que este ano está funcionado a apenas 2 meses já vai mandar 4 alunos para intercâmbio. Somos uma escola pública, com uma prova super fácil,professores maravilhosos e ótimas chances




Newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

[X]

Obrigado!
Cadastro realizado com sucesso!