como estudar medicina nos eua augusta saraiva partiu intercambio

Augusta Saraiva: Tem como estudar medicina nos EUA?

A coluna de hoje da Augusta Saraiva responde uma das perguntas que vocês mais fazem pra ela e pra mim (haha) tem como estudar Medicina nos EUA? Qual é um caminho possível? Confiram:

Bolsas nos EUA

“Uma das perguntas que eu mais recebo sobre fazer faculdade nos EUA junto com “como faço para conseguir uma bolsa integral?” é se é possível estudar medicina nos EUA. 

>>> Tudo sobre graduação no Exterior

Infelizmente, a resposta não é a que vocês gostariam e não tem jeitinho brasileiro que resolva: estudar medicina nos EUA até rola, mas na prática é inviável porque além de levar muito tempo, é muito caro e é entrar no curso é tão difícil quanto no Brasil  (ou até mais). 

“Mas Augusta, por que isso?” Existem várias razões, mas a mais importante é que nos Estados Unidos medicina é um curso de pós-graduação. Ao contrário do Brasil, ao invés dos seis anos de curso, nos EUA são quatro anos de faculdade e depois (no mínimo) mais quatro anos na faculdade de medicina. Adicionalmente, isso ainda pode incluir mais um período de residência remunerada além dos oito anos iniciais e a prova do conselho de medicina. Por isso, costuma-se dizer nos EUA que um médico dificilmente alcança a estabilidade antes dos 30 ou até mesmo 35 anos de idade.

>>> Conheça a faculdade americana no Brasil

Por outro lado, embora a gente possa pensar que oito anos é tempo demais para estudar a mesma coisa, o que acontece é que a maioria das pessoas que querem seguir nessa área escolhe a carreira de “pre-med” na graduação. “Pre-med” não é um curso, mas sim, como o próprio nome já diz, uma combinação de matérias que supostamente ajudam a preparar o estudante, como Química Orgânica, Biologia, etc., e maioria desses estudantes se forma em algum curso da área de biológicas, embora isso não seja regra. Eu, por exemplo, tenho uma colega que estuda jornalismo e ao mesmo tempo é uma aluna “pre-med”, fazendo, de forma complementar, as aulas necessárias para a faculdade de medicina.

>>> Como iniciar a graduação no Brasil e terminar nos EUA

Além de todos esses empecilhos iniciais, as faculdades de Medicina são extremamente competitivas, mesmo para americanos, e quase sempre precisam ser pagas à vista, sem qualquer possibilidade de financiamento ou, quem dirá, bolsas de estudos. Fora que se você fizer medicina no exterior, existe a necessidade de revalidar o diploma e fazer o Revalida no Brasil antes de exercer a profissão, o que pode levar bastante tempo e sair ainda mais caro.

>>> Tudo sobre faculdade nos Estados Unidos

>>> Graduação em Portugal: como fazer?

Por esses e outros motivos é que fazer medicina nos EUA é praticamente inviável. Não impossível, porque você pode sim pagar muito caro (de uma vez só!) para ficar uns oito anos estudando se conseguir uma das pouquíssimas vagas disponíveis para estudantes internacionais. Como a gente pode ver, esse é um processo com um custo-benefício muito alto e pouco recomendado para brasileiros. Se seu sonho é estudar medicina no Exterior, existem vários países que podem ser uma opção melhor. A Universidade de Buenos Aires, por exemplo, tem uma das melhores faculdades de medicina da América Latina e é totalmente gratuita, recebendo a cada dia que passa mais brasileiros.

>>> Conheça a mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar nos EUA

Por isso, esse é um daqueles caso em que é preciso se adaptar. Medicina e Estados Unidos é uma combinação dá certo para brasileiros só quando há uma grande quantidade de dinheiro investido e por isso é preciso pesar tudo e decidir o que vale mais a pena.

Todas as bolsas abertas

_______________________
augusta saraiva partiu intercambio

Estudante de Jornalismo, Augusta Saraiva divide seu tempo entre caçar bolsas de estudo e contar como faz isso no YouTube e no Instagram. Tudo isso enquanto tenta se aquecer no frio de Chicago, nos Estados Unidos, com um bom chimarrão.

________________________

Curtiram a coluna da Augusta Saraiva? Fiquem ligados que em breve tem mais

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

2 comentários em “Augusta Saraiva: Tem como estudar medicina nos EUA?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais