jovens embaixadores 2015

Inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2015 estão abertas

jovens embaixadores 2015

 

Já estão abertas inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2015. A oportunidade foi criada em 2002 (eu participei da primeira turma e já publiquei um relato aqui) para beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades. O que esses jovens têm de sobra? liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento de inglês, claro.

Os selecionados para as 50 bolsas (SIM! esse ano tem mais vagas!) viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Depois da primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com outros jovens. É uma oportunidade incrível e as inscrições podem ser feitas pelo Facebook..

Para participar é necessário:

  • Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos no dia 7 de janeiro de 2014).
  • Jamais ter viajado para os Estados Unidos.
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês.
  • Ser aluno do ensino médio na rede pública.
  • Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida.
  • Ter excelente desempenho escolar.
  • Ter perfil de liderança e iniciativa.
  • Ser comunicativo.
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade.
  • Estar engajado, por pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

Após responderem as oito perguntas no formulário via Facebook, os estudantes já ficam sabendo se foram aprovados para a Etapa 2.  Os aprovados receberão uma resposta indicando qual os próximos passos do processo seletivo. Os selecionados viajam em janeiro de 2015 e retornam em fevereiro.

Faça sua inscrição
Saiba mais sobre as etapas de seleção

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

18 comentários em “Inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2015 estão abertas”

  1. Bruna! Meu filho tem 16 anos e participa há um ano de um comitê interno da MINIONU ( modelo intercolegial da Organização das Nações Unidas) do colégio onde estuda ( IFES de Aracruz-ES ).Em 2013 ele ganhou Menção Honrosa p/ sua participação na PUC-MG como Embaixador da Somália e também pelas simulações em seu colégio. Este ano ele é presidente de comitê e participa de várias simulações Geopolíticas juntamente com a Delegação dos comitês que preparam os alunos p/ MINIONU. Quero saber se essa atividade pode ser considerada válida para sua inscrição no Programa Jovens Embaixadores 2015. Ele fala mais ou menos inglês e é bom aluno com várias Menções Honrosas.Ele sonha ser Diplomata e sua participação nesse programa vai ajudá-lo a seguir mais forte o seu sonho. Obrigada.

  2. Marcelle Moraes

    Bruna, quais são as atividades consideradas sociais/voluntárias, meu irmão participa a mais de um ano do grêmio da escola dele, além do coral da escola. Será que essas atividades contam?

        1. Laura, não sei. Porque anda sendo meio irregular, mas você tendo sido JE em 2014 é pouco provável ser selecionada agora para o Student LEaders. Eles dão muita importância para dar oportunidades para o maior número possível de gente.

          1. Imaginei… E eles estão certos!! Sempre acompanho seu blog e ele ajuda muitoo, parabéns!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais