Início » Bolsas de estudo » Mais uma razão para não desistir de conseguir uma bolsa de estudos no primeiro não

Vocês lembram de todo aquele meu papinho de não desistir no primeiro não? Porque ganhar bolsa de estudos não é uma coisa que vem, assim, fácil pra todo mundo e que o importante é persistir no sonho e sempre tentar um monte de coisa… Lembram? Pois então, essa semana, fui surpreendia com mais uma história bacaníssima para contar aqui. A Caroline de Oliveira, de 17 anos, me escreveu para relatar sua saga atrás de uma bolsa de estudos e toda a expectativa para, no dia 22 de agosto, embarcar para a República Dominicana.

E se você está aí, bufando, fazendo cara feia, pensando que nunca vai conseguir uma coisa dessas, a única coisa que eu tenho para dizer é: para você ter uma noção, a Caroline queria tanto uma bolsa para fazer intercâmbio no Exterior, tanto, mas tanto, que abdicou da vaga para cursar jornalismo numa Universidade Federal. Ela já terminou o Ensino Médio por aqui e vai passar esse ano na República Dominicana frequentando a escola novamente só pela experiência do intercâmbio. Tá bom ou quer mais?

Não sei vocês, mas eu achei uma decisão sábia e corajosa. Parabéns, Caroline. Vai valer muito a pena, pode ter certeza! Se quiser mandar notícias de vez em quando, tá convidada 🙂

Agora leiam o relato completo dela:

Caroline de Olivera, afs, rep dominicana

“Estar muito próximo de realizar alguns dos grandes sonhos da minha vida é motivo de muita alegria. Há algum tempo, fazer intercâmbio jamais passava pela minha cabeça. Ora, por nunca ter procurado mais informações a respeito, ora porque parecia um sonho muito distante da minha realidade. Moro em uma cidade com cerca de 28 mil habitantes chamada Frederico Westphalen, no interior do Rio Grande do Sul. Em 2011, li em um jornal uma matéria sobre uma seleção para bolsa de estudos da AFS.

Fui atrás de mais informações sobre o assunto me inscrevi e, apesar de toda a minha vontade, bateu na trave. Outra menina ficou com a bolsa para a Hungria. Mas como boa teimosa, no ano seguinte, inscrições abertas, não pensei duas vezes. Meus pais não faziam muita questão que eu me inscrevesse novamente, temendo que eu fosse ficar triste caso não conseguisse. Preferi arriscar.

Naquele ano, a bolsa de estudos integral era agora República Dominicana, para uma experiência de 11 meses no Caribe. Mais uma vez, não deu logo de cara. E a ideia já parecia distante quando, em meados de novembro de 2012, recebi uma notícia que mudou tudo. O selecionado para o intercâmbio na República Dominicana havia desistido, e como eu havia ficado em segundo lugar na seletiva final, a bolsa de estudos era minha. Foi impossível conter a emoção.

Quando já nem acreditava mais que seria possível realizar o sonho, o destino me surpreendeu. Foi uma correria total para providenciar os papeis, já que o prazo estava se esgotando. Tive que fazer nada menos que 17 exames médicos, preenchi uma quantidade incontável de papéis, mas consegui. A bolsa era minha.

Encontro da AFS em Cruz Alta

Na República Dominicana, ficarei em Santo Domingo, capital do país. Desde fevereiro deste ano, já tenho contato e informação sobre a minha host family: uma mãe e seus dois filhos. A menina tem 10 anos e o rapaz, 18. Ao mesmo tempo que eu estiver lá, ele estará aqui no Brasil, em Mococa, no interior de São Paulo. Também já estou matriculada em uma escola já começo as aulas três dias depois de chegar. Aqui no Brasil, já terminei o Ensino Médio e já havia até passado para jornalismo em uma Federal do Estado, como não vou poder fazer a matrícula, vou usar o tempo fora para repensar e decidir o que realmente quero para a minha vida.

Com tudo encaminhado, resta apenas um mês antes de partir. Embarco final de agosto, mas já estou com as malas quase prontas e feliz por demais em poder realizar este grande sonho.

Hasta luego!”

Se vocês quiserem acompanhar a aventura dela por lá, a Caroline disse que vai postar tudo neste link 😉

COMENTÁRIOS




Newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

[X]

Obrigado!
Cadastro realizado com sucesso!