ciência sem fronteiras

Tire suas dúvidas sobre o Toefl gratuito para os candidatos do Ciência sem Fronteiras (editais já encerrados)

ciência sem fronteiras mestrado

Caso você esteja procurando informações sobre o TOEFL gratuito para os editais abertos em outubro de 2013, leia este post!

Você sabia que os candidatos inscritos para diversas das chamadas abertas do Ciência Sem Fronteiras podem realizar o TOEFL gratuitamente? O exame de proficiência é obrigatório para comprovar a competência dos inscritos no idioma inglês. As provas gratuitas serão aplicadas em uma parceria da Comissão Fulbright no Brasil e a Capes. Se você está inscrito nas chamadas 143/2013  (Fulbright-IIE/NOVA/HBCUs) para os Estados Unidos, 145/2013 ( JASSO – Organização de Serviços Estudantis do Japão) para o Japão, 146/2013 (HRC – Hungarian Rector’s Conference) para Hungria ou 147/2013 (ACCC – Associação das Faculdades Comunitárias Canadenses) para o Canadá, veja como você pode fazer o exame sem pagar nada.

Encontre Mestrados em Inglês na Europa
Encontre Mestrados em Inglês na Europa

Os testes aceitos para o Ciência sem Fronteiras-EUA são o TOEFL-ITP OU TOEFL-iBTPara ajudar os inscritos, a Comissão Fulbright divulgou esclarecimentos sobre as provas. Confira e não perca essa oportunidade:

1) Se você já tem o comprovante de um desses testes (e ele foi realizado depois de 01/02/2012), você pode utilizá-lo fazendo o upload:

– No formulário do CSF até 8 de julho e no site da Fulbright entre 5 de agosto e 30 de setembro.

2) Se você ainda não fez nenhum teste ou deseja refazê-lo para melhorar sua nota, você  pode:

– Fazer o TOEFL ITP gratuitamente. Para isso:

*Inscreva-se entre 29 e 31 de julho no site da Fulbright para fazer a prova. Haverá pelo menos um centro aplicador em cada Estado. A nota será informada no dia 23 de setembro, no site da Fulbright, e será enviada diretamente para o Ciência sem Fronteiras.

– Fazer o TOEFL ITP por conta própria:

* Se essa for a sua opção, após fazer seu teste, faça o upload do comprovante entre 5 de agosto e 30 de setembro no site da Fulbright.

– Fazer o TOEFL IBT por conta própria:

*Se essa for a sua opção, na inscrição indique os códigos 3828 (IIE) e 9377 (Capes) como das instituições autorizadas a receber o seu score report. Após receber seu comprovante, faça upload dele no site da Fulbright entre 5 de agosto e 31 de setembro.

Importante: 
Para fazer o Toefl por conta própria, é necessário ter um cartão de crédito internacional para fazer o pagamento da prova. O teste custa aproximadamente 240 dólares. Agende seu teste o quanto antes, a oferta de lugares é limitada e em poucas localidades. Caso você escolha mais do que uma das alternativas acima, não se preocupe. O CsF usará a sua nota mais alta (existe uma tabela de conversão entre os dois testes).

Uma diquinha de quem já fez tanto o Toefl quanto o Ielts:
Essas provas não são nenhum bicho de sete cabeças. No entanto, não basta saber apenas inglês, você precisa conhecer e treinar a prova. Cada uma delas tem um formato bem específico, então quanto mais você fizer provas de teste, melhor. Outro ponto importante, cada parte da prova, tem um tempo específico para ser realizada. Por isso, é fundamental simular a condição real dos testes quando você estiver se preparando. Cursos de inglês no Brasil inteiro, oferecem preparação para os testes, mas na internet você também pode encontrar uma infinidade de livros e materiais preparatórios para cada tipo de prova.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

9 comentários em “Tire suas dúvidas sobre o Toefl gratuito para os candidatos do Ciência sem Fronteiras (editais já encerrados)”

  1. Não, outros editais também aceitam. Mas não muitos e não fora do CSF. Só que como nem tem chamada aberta agora fica difícil de orientar, ainda assim, vale a pena fazer a prova gratuita nem que seja só para ver em que nível está seu inglês 🙂

  2. Olá Bruna, sabe dizer se é possível fazer esse teste gratuito para essa nova chamada do CsF? Grato, e parabéns pelo post e pelo blog.

    1. Diogo, a Fulbright, parceira da Capes para os testes gratuitos para o CSF, ainda não divulgou se haverá provas grátis para esta chamada. Se qualquer coisa for divulgada, vou postar aqui, pode deixar 🙂

      abraço e obrigada

  3. Muito bacana e esclarecedor da sua parte, Bruna. Tem uma galera inscrita no CsF surtando por conta desses testes, cada um diz uma coisa, principalmente aqueles que não leram o edital completo. Congrats!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais